Moto G5S Plus: 5 prós e contras em relação aos concorrentes [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Moto G5S Plus: 5 prós e contras em relação aos concorrentes [vídeo]

Motorola resolveu que não ia mais esperar um ano inteiro para atualizar a sua linha G de smartphones intermediários. Para isso, um dos aparelhos lançados foi o Moto G5S Plus, que trouxe um sistema de câmeras duplas, tela maior que a do seu antecessor e mais algumas mudanças.

Agora que já publicamos nosso review completo da novidade – que você pode conferir clicando aqui –, podemos destacar os pontos em que ele mais se destaca. Se você está querendo saber se as mudanças são o suficiente para o aparelho valer a pena com relação ao Moto G5 Plus e aos concorrentes, então continue lendo para descobrir os principais aspectos negativos e positivos do celular.

Contra 1: preço complicado

A Motorola lançou o G5S Plus por R$ 1,5 mil, o que não seria um preço de lançamento muito ruim se não considerássemos o resto do mercado. A situação da novidade fica complicada quando ponderamos que o antecessor direto, o Moto G5 Plus, agora está sendo vendido oficialmente por R$ 1,2 mil, mesmo com um hardware bem parecido.

Além disso, aparelhos ótimos como o Moto Z Play, o Galaxy A5 de 2017 e o Zenfone 3 Zoom podem ser encontrados por valores iguais ou até menores que o G5S Plus. Esses pontos fazem a escolha do aparelho mais recente ficar difícil de justificar.

Moto G5S Plus prós e contras

Contra 2: alto-falante em posição ruim

Diferentemente do Moto G5 Plus, o G5S Plus não vem mais com saída de som frontal. O alto-falante acabou indo para a parte de baixo do celular, que é a pior área possível para quem joga ou assiste vídeos com o dispositivo na horizontal. Nessa situação, fica muito fácil cobrir a saída de som com a mão, abafando o áudio. Esse ponto pode não incomodar muito a maioria das pessoas, mas deve ser levado em consideração.

Moto G5S Plus prós e contras

Contra 3: calombo grande da câmera

Por mais que eu tenha pontos para elogiar no design do G5S Plus, o calombo da câmera não é um deles. O desnível é bem grande e acaba enroscando com frequência quando você vai colocar ou tirar o celular do bolso, por exemplo.

Na linha Z da Motorola, pelo menos a elevação serve para ajudar a fixar melhor os acessórios modulares, os Snaps. No entanto, como a família G não é compatível com esses equipamentos, o calombo grande só serve mesmo de incômodo. Quem quiser nivelar a traseira vai ter que comprar uma capinha.

Moto G5S Plus prós e contras

Contra 4: software de câmera mal otimizado

Um dos pontos de maior destaque do G5S Plus foi o sistema de câmeras duplas, que vem com alguns recursos interessantes. O problema é que parece que a Motorola ainda não conseguiu aprender a tirar o melhor proveito da novidade. É difícil notar qualquer problema em ambientes bem iluminados, mas é só tentar tirar fotos em lugares mais escuros para perceber que a velocidade de captura e processamento das imagens cai bastante.

Além disso, os recursos extras inclusos nas câmeras duplas ainda têm vários problemas. O desfoque do fundo normalmente exige que você tire muitas fotos até conseguir uma em que o efeito não esteja ou exagerado demais, ou imperceptível. Já a funções que estão em beta, como a substituição completa do fundo das imagens e o modo de preto e branco seletivo, só funcionam bem se você se planejar para bater fotos em cenários com apenas um plano de fundo.

Moto G5S Plus prós e contras

É provável que muitos – se não todos – esses problemas sejam corrigidos com atualizações de software, mas por enquanto eles incomodam bastante para algo que deveria ser um diferencial do celular.

Contra 5: antena de TV fraca

Para poder aproveitar a TV digital do G5S Plus, você vai ter que pegar a antena que vem na caixa e conectar entre o fone de ouvido e o aparelho. Se você estiver parado em um lugar onde o sinal é forte, isso vai ser o bastante para deixar você curtir os canais abertos sem qualquer problema.

No entanto, é só tentar assistir TV dentro de um ônibus em movimento ou até parado em um bairro ou cidade mais periférica para notar que o sinal acaba caindo o tempo todo. Nesse caso, a TV digital acaba mais irritando do que agradando.

Moto G5S Plus prós e contras

Pró 1: tela grande e com boa resolução

O display do Moto G5S Plus cresceu em comparação com o do modelo anterior e agora tem 5 polegadas e meia. A resolução continua sendo Full HD, o que garante um bom nível de detalhes. Por mais que a densidade de pixels seja menor do que era no G5 Plus, a diferença não é grande o suficiente para ser percebida com facilidade, então o tamanho maior acaba só trazendo vantagens.

Além disso, a Motorola fez um ótimo trabalho nos quesitos brilho, contraste e cores, mesmo com um painel IPS LCD. A única forma do resultado ser superior nesses aspectos seria com a utilização de uma tela AMOLED ou Super AMOLED, mas mesmo sem isso o G5S Plus manda bem.

Moto G5S Plus prós e contras

Pró 2: desempenho ótimo

O processador Snapdragon 625 já consegue fornecer uma experiência ótima de uso no Moto G5 Plus original, mesmo que ele tenha só 2 GB de RAM. Os 3 GB de RAM do G5S Plus simplesmente garantem que isso vai continuar sendo verdade por um pouco mais de tempo. Assim como o anterior, o celular mais novo consegue rodar todos os apps que você quiser sem problemas, mesmo no caso dos jogos mais pesados.

Moto G5S Plus prós e contras

Pró 3: design bem trabalhado

Desconsiderando a questão do calombo da câmera, o design do G5S Plus agrada bastante. A frente em vidro e o corpo em alumínio são bonitos e têm um acabamento premium graças às bordas brilhantes, o que deixa o aparelho com um visual legal. O formato dá uma pegada boa para quem não tem mãos muito pequenas e a carcaça é rígida e resistente.

Moto G5S Plus prós e contras

Pró 4: Android quase puro

O G5S Plus vem com o Android 7.1 Nougat de fábrica e já está garantido para receber atualização para a versão Oreo. Além disso, a Motorola continua trazendo o sistema do robozinho em uma versão bem próxima da pura, então você pode ficar tranquilo que o desempenho vai ficar liso e rápido.

Moto G5S Plus prós e contras

Pró 5: recursos extras

A principal adição que a Motorola faz ao Android envolve os recursos do Moto Ações e Moto Tela, que adicionam várias funções práticas ao aparelho. Uma das mais legais é a navegação por gestos no sensor de digitais, que deixa você eliminar os botões do Android para ganhar mais espaço na tela se quiser. Além disso, o rádio FM funciona muito bem e a TV pode quebrar um galho – mas essa última só se você estiver em um lugar com sinal bem forte.

Moto G5S Plus prós e contras

-----

E aí, o que você achou dos prós e contras do Moto G5S Plus? Mande a sua opinião aí nos comentários. Se você quiser comprar um dos celulares que mencionamos aqui, confira os links com descontos que separamos a seguir.

Opções de compra

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.