Botão de ligar e desligar o iPhone 8 pode servir também para ativar a Siri

1 min de leitura
Imagem de: Botão de ligar e desligar o iPhone 8 pode servir também para ativar a Siri

Um dos rumores praticamente confirmados a respeito do iPhone 8 é a ausência do botão físico Home pela primeira vez na história do dispositivo. Isso levanta algumas questões, especialmente relacionados à leitura de digitais do aparelho, mas também deixa dúvidas a respeito da possibilidade de acionar a Siri de outra maneira que não a utilizando de comandos vocais.

Eis que o desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo, um dos que mergulhou a fundo nos códigos do HomePod divulgados antes da hora pela própria Apple, traz uma novidade sobre isso. De acordo com ele, aparentemente há uma maneira “física” de ativar a assistente pessoal da Apple: mantendo pressionado o botão que trava, destrava, liga e desliga o iPhone.

E analisando friamente, essa possibilidade é bastante coerente. Vale lembrar que nem sempre é possível usar a voz para acionar a Siri e, além disso, incluir a assistente via ícone na tela inicial do aparelho pode não ser a forma mais organizada e intuitiva para isso. Assim, permitir que os donos do membro mais ilustre da próxima geração do iPhone façam isso por meio de um botão já existente no dispositivo pode ser a saída mais inteligente.

A questão aqui fica pelo possível excesso de funcionalidades presentes no botão liga/desliga. Por meio dele já é possível travar/destravar a tela e desligar/ligar o aparelho, mas a Apple vai incluir ainda uma função de emergência no botão no iOS 11. Ou seja, somando tudo, um único dispositivo poderá ser acionado para realizar até seis ações distintas.

A Apple vai lançar o novo iPhone 8 oficialmente no dia 12 de setembro. Além disso, a companhia provavelmente vai anunciar no mesmo dia outros dois smartphones, possivelmente os iPhones 7s e 7s Plus.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.