Chega de NFC: Google estaria planejando sistema de pagamentos via Bluetooth

1 min de leitura
Imagem de: Chega de NFC: Google estaria planejando sistema de pagamentos via Bluetooth
Imagem: Wikipedia

Os sistemas de pagamento via NFC já estão aí há muitos anos e, até agora, nenhum decolou. A Apple recentemente lançou o seu Apple Pay baseado nessa tecnologia, mas até agora nem mesmo os fãs da Maçã estão muito convencidos. A Google, por sua vez, parece estar desistindo do NFC e partindo para um outro método de pagamento, dessa vez baseado no bom e velho Bluetooth.

De acordo com o site The Information, essa novidade permitiria que clientes pagassem por bens e serviços apenas dizendo ao caixa do estabelecimento qual seria sua credencial. Não seria necessário nem mesmo tocar no aparelho Bluetooth que estaria realizando a transação. Até que ponto isso é de fato seguro, ninguém sabe, mas com certeza é cômodo.

Nenhum detalhe sobre o funcionamento técnico desse serviço foi especificado pelo site que publicou essa informação, mas o nome do sistema de pagamentos seria “Plaso” (se pronuncia play-so). Não se sabe também se esse nome é apenas um codinome que depois seria alterado para alguma coisa mais comercial.

Google Wallet?

A própria Google já tentou investir no mundo dos pagamentos via NFC com o Google Wallet, mas a ferramenta também não fez muito sucesso, e a empresa agora usa essa marca “Wallet” basicamente para processar pagamentos realizados na Play Store.

Não há qualquer informação sobre quando esse novo sistema de pagamentos via Bluetooth poderia ser lançado ou que tipo de equipamentos os lojistas e clientes teriam que usar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.