Seguro e durável, dinheiro de plástico é adotado no Canadá

1 min de leitura
Imagem de: Seguro e durável, dinheiro de plástico é adotado no Canadá

No ano passado, foi noticiado que as cédulas brasileiras mudariam para um novo formato, visual e composição, mas isso é pouco perto da revolução que está acontecendo no Canadá. Buscando combater as notas de papel, o país começou a introduzir notas de C$ 100 (cerca de R$ 172 em dólares canadenses) feitas de plástico.

Segundo o Bank of Canada, elas são mais duráveis e praticamente impossíveis de serem falsificadas, graças ao design único. A nota é feita de um único pedaço de polímero, apresenta tinta com relevo em alguns desenhos e tem duas aberturas, por onde é possível ver o outro lado com nitidez.

Além disso, o prédio metálico retratado muda de cor de acordo com a exposição da luz. As notas ainda são resistentes contra temperaturas mais baixas, comuns no país, ou altas, caso precisem ser descongeladas.

O Canadá já é pioneiro no assunto: décadas atrás, ele substituiu todas as notas de 1 dólar canadense por moedas. As notas de C$ 100 começam a circular ainda neste mês. O governo local pretende implantar as cédulas de C$ 50 no ano que vem e as de C$ 20, C$ 10 e C$ 5 até 2013.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.