Udemy enfrenta duras críticas por oferecer cursos piratas na plataforma

1 min de leitura
Imagem de: Udemy enfrenta duras críticas por oferecer cursos piratas na plataforma

A plataforma de aprendizagem online Udemy, que oferece vários cursos em diferentes áreas do conhecimento, recentemente está enfrentando algumas críticas pesadas por vender cursos piratas.

A polêmica teve início nos últimos dias, quando o especialista em segurança Troy Hunt descobriu um de seus cursos remotos na plataforma sob o nome de outro autor.

De acordo com reportagem do The Next Web, os segundos iniciais de introdução da videoaula de Hunt foram editados e removidos, porém o restante do material permanece intacto – igual à versão oficial que pode ser encontrada na plataforma Pluralsight (que detém os direitos das videoaulas). No Udemy, o curso pode ser adquirido por US$ 56 – aproximadamente R$ 200.

Após Troy Hunt fazer denúncias públicas de pirataria no Twitter, as suas aulas foram removidas do Udemy. Um representante do Udemy diz que a empresa tenta policiar o mercado de conteúdo pirata existente, porém que esse é um trabalho um tanto complicado, já que qualquer usuário pode publicar vídeos e vendê-los na plataforma.

Em um comunicado, o Udemy diz que preza pelos direitos de propriedade intelectual e que agirá rapidamente para remover qualquer conteúdo que possivelmente viole os direitos de qualquer autor. Apesar de as videoaulas de Troy Hunt já terem sido removidas, parece que esse não é um caso isolado de pirataria dentro do Udemy.

Cursos oferecidos pelo professor Pob Cornery também foram encontrados na plataforma (originalmente também publicados no Pluralsight). Embora o nome dele tenha sido creditado, ele não estava ganhando dinheiro pelo material vendido no site. Além dele, o desenvolvedor Jeffrey Way também pôde identificar as suas videoaulas pirateadas no site.

Conery diz que há vários cursos bons no Udemy, porém que o número de videoaulas piratas é assustador, tornando pior o fato de o Udemy lucrar ativamente com tais materiais piratas até que os conteúdos sejam localizados e denunciados.

Você utiliza plataformas de aprendizagem online como o Coursera e o Veduca? Comente no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.