Qual foi a palavra que você mais usou em 2014? Difícil lembrar, não é mesmo? Apesar disso, é possível saber qual foi a mais utilizada no mundo todo durante o ano passado – e a palavra, na verdade, nem é uma “palavra”. Trata-se do emoji que simboliza um coração ou, em algumas interpretações, o “amor”.

Quem nos brindou com essa descoberta foi o grupo Global Languagem Monitor (GLM) que, desde 2000, realiza o “The GLM Word, Phrase, and Names of the Year” que lista quais são os termos mais usados em textos pela internet na língua inglesa. Em 2014, o emoji de coração e suas variações foram utilizados bilhões de vezes ao dia, através de inúmeras linguagens e culturas diferentes.

Essa é a primeira vez que um símbolo ocupa a primeira colocação nesse estudo anual. E pasmem: o segundo lugar também não pertence a uma palavra. A medalha de prata ficou para o famoso “hashtag” (#), bastante usado nas redes sociais, como no Twitter, no Instagram e no Facebook. O terceiro lugar ficou para o termo “vape” que, em inglês, significa fumar um cigarro eletrônico.

Nomes mais usados e comentados em 2014

O GLM também faz uma lista anual com os nomes próprios mais utilizados ou comentados. Termos como “Ebola” e “Papa Francisco” encabeçam a lista. Confira o ranking completo (algumas das palavras foram traduzidas):

  1. Ebola
  2. Papa Francisco
  3. Primeira Guerra Mundial
  4. Médicos sem Fronteiras
  5. MH370 (voo da Malaysia Airlines que desapareceu em março do ano passado)
  6. Copa do Mundo FIFA
  7. Ice Bucket Challenge (Desafio do Balde de Gelo)
  8. Crimea
  9. The Mid-terms
  10. NSA
  11. Prince George of Cambridge.  5a.  HRH Georgie
  12. Malala Yousafzai
  13. Xi Jinping
  14. Presidente Obama
  15. Olimpíadas de Sochi

Metodologia

O ranking criado pela GLM leva em consideração apenas os falantes em inglês ao redor do mundo (que somam mais de 1,83 bilhões de pessoas). Três critérios precisam ser atendidos para que uma palavra possa fazer parte da lista: ela deve ser encontrada globalmente; ter sido mencionada pelo menos 25 mil vezes; e deve ter sido usada em várias mídias e por grupos diferentes (o que o site chama de “profundidade” e “largura”).

Cupons de desconto TecMundo: