Confira as mais furadas previsões já feitas sobre o futuro da tecnologia

2 min de leitura
Imagem de: Confira as mais furadas previsões já feitas sobre o futuro da tecnologia

Que destino deverão tomar as previsões feitas hoje? (Fonte da imagem: Reprodução/Blogdameschini)

Um agregador de “más opiniões” sobre os mais diversos assuntos foi criado pelo site The Week (consulte-o na íntegra e em inglês aqui). O espaço reúne uma série de previsões e opiniões de jornalistas, escritores de literatura, especialistas em informática e diversas outras personalidades. E o que já foi dito de absurdo sobre o mundo da tecnologia?

Fadar o indispensável acessório em forma de rato (mouse) à morte, dizer que o cinema nunca teria sucesso ao concorrer com os dramas de teatro, dizer que a eletricidade em corrente alternada nunca seria usada ou até mesmo desdenhar da al-Qaeda foram algumas das infelizes previsões feitas por especialistas do passado.

Afirmações perigosas

1 - O experimento do mouse

O Macintosh usa um dispositivo experimental chamado ‘mouse’. Não há evidência alguma de que as pessoas vão querer usar acessórios como essas coisas” – John C. Dvorack, escritor especializado em tecnologia da San Francisco Examiner, 1984.

2 - Cinema

O cinema nada mais é que uma ‘moda passageira’. É um drama enlatado. O que a plateia realmente quer é ver carne e sangue nos palcos” – Charlie Chaplin, prevendo a morte do cinema em 1916.

3 - Apple à beira do fracasso

Acreditar que a Apple pode, de alguma forma, ter sucesso onde todos os outros falharam é ignorar uma realidade fundamental da computação móvel” – Randall C. Kennedy, consultor de tecnologia da informação e escritor da InfoWorld em 2009 sobre o iPad.

4 - Um telefone para cada cidade

Um dia, haverá um desses em cada cidade” – fala de um prefeito de uma pequena cidade dos EUA após presenciar a demonstração de um telefone em 1876.

5 - Não brinquem com correntes alternadas

Brincar com a eletricidade de corrente alternada (AC) é perda de tempo. Ninguém nunca vai usar isso, nunca” – Thomas Edison, propositor do sistema de corrente direta (DC), 1899.

Thomas Edison, que previu um futuro trágico à AC. (Fonte da imagem: Reprodução/RaiosInfravermelhos)

6 - Aviões maiores? Nunca serão...

Um avião maior que este nunca será construído” – disse um engenheiro da Boeing após testemunhar o voo do 247, um avião com capacidade de transportar até 10 pessoas, em 1933.

Curiosidades

7 - Apenas um afegão escondido nas montanhas

Quem se importa com um pequeno terrorista no Afeganistão?” – Paul Wolfowitz, secretário de defesa dos EUA, em comentário sobre a al-Qaeda em abril de 2001.

8 - Louis Pasteur está delirando

A teoria de Louis Pasteur sobre os germes é ficção ridícula” – Pierre Pachet, professor de fisiologia da Universidade de Toulouse, 1872.

9 - Clint Eastwood e sua fala bagunçada

"Você tem uma ‘batata’ na boca, seu pomo de Adão se move demais e você fala muito devagar” – comentário de um executivo da Universal Pictures sobre Clint Eastwood, 1959.

10 - Morangos de encher a mão!

Morangos serão tão grandes quanto maçãs que serão comidos por nossos tataranetos nos jantares de Natal” – jornal Lady’s Home em matéria sobre “o que pode acontecer no próximo século”, 1900.

Morangos gigantes são realidade. (Fonte da imagem: Reprodução/MyGoodBabushka)

11 - O sonho vermelho

Nós vamos enterrar você” – Nikita Khrushchev, premiê da União Soviética, prevendo o sucesso do comunismo sobre o capitalismo dos EUA, 1956.

....

Salvo o palpite sobre o tamanho dos morangos que são comidos hoje durante a ceia de Natal, os demais comentários só não são mais precisos que as previsões feitas por Mãe Dináh.

Mas, se você se interessa por previsões, uma dica é conferir um artigo sobre os aviões cargueiros e sobre como a carga máxima de 10 pessoas prevista pela Boeing em 1933 foi superada. Clique aqui e confira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.