5 aplicativos de leitura que você precisa conhecer

3 min de leitura
Imagem de: 5 aplicativos de leitura que você precisa conhecer
Imagem: Shutterstock

Hoje, os livros digitais já são uma realidade na vida de muitas pessoas. Se em outros momentos os leitores ainda estavam extremamente apegados ao suporte do livro impresso – com a materialidade do papel –, hoje muitos se consideram bem adaptados ao consumo de ebooks.

Para ler os livros digitais, não é preciso necessariamente ter um e-reader – dispositivo tecnológico exclusivo para livros. Você pode começar a ler diretamente no smartphone ou no tablet. Para isto, basta instalar algum aplicativo específico para essa atividade e começar a devorar suas obras favoritas.

Neste texto, trazemos a dica de 5 aplicativos gratuitos que funcionam muito bem para que você possa ter seus livros na palma da sua mão, ao alcance de um clique. Veja quais são.

1.  App Universo

(Fonte: Mapple)(Fonte: Mapple)Fonte:  Mapple 

O aplicativo Universo foi recentemente lançado no Brasil e se apresenta como a primeira rede social voltada aos amantes da leitura. A plataforma tem várias funções que podem interessar a leitores com perfis diferentes: ela possibilita a publicação de textos próprios, além do compartilhamento de histórias contadas por meio de fotografias, histórias em quadrinhos, receitas culinárias ou novelas em capítulos.

A plataforma ainda traz um ranking constantemente atualizado sobre quais são as publicações mais populares entre os leitores – parecido com o top 10 das séries e filmes na Netflix.

A promessa é que o Universo sirva para conectar todas as pontas do mercado literário, unindo editoras, escritores e leitores e trazendo inspirações para todo mundo. O app está disponível para iOS e Android.

2. Amazon Kindle

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)Fonte:  Amazon 

Um dos apps mais tradicionais para a leitura de ebooks é o do Kindle, e ele pode ser instalado em qualquer celular ou tablet que use sistema iOS ou Android, sem a necessidade de que se tenha o próprio aparelho Kindle.

Mas, se você tiver um Kindle, fique tranquilo: com a tecnologia Whispersync, é possível sincronizá-lo com o aplicativo. Deste modo, quando você está conectado com a internet, consegue equiparar o seu estágio na leitura em um livro dentro do e-reader e do aplicativo no smartphone.

Com interface bem intuitiva, a plataforma é gratuita e traz uma vasta quantidade de títulos entre livros, revistas, jornais e quadrinhos. Você pode também acessar as suas próprias obras colocando-as no seu aparelho e ler pelo aplicativo, de uma forma bem rápida e prática.

3. Wattpad

(Fonte: TecMundo)(Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

O Wattpad é um aplicativo já bem tradicional – foi criado em 2006 – que permite o compartilhamento de histórias autorais com outras pessoas. Muitas fanfics famosas, que depois se tornaram séries e filmes, surgiram por lá.

Por tudo isso, o Wattpad é um suporte para leituras, e tem uma grande quantidade de livros grátis, tanto de escritores novos quanto de conhecidos.

O aplicativo ainda traz recursos bastante úteis, como marcadores de texto, várias formas de compartilhamento de conteúdo e foco na descoberta de novos autores. E tudo isto sem custos tanto para os autores quanto os leitores. Está disponível para os sistemas iOS e Android.

4. Kobo

(Fonte: Kobo)(Fonte: Kobo)Fonte:  Kobo 

O Kobo é um aplicativo já bem conhecido para leitura de ebooks. Ele tem uma loja online com milhares de livros para a venda, mas também oferece acesso gratuito a uma parcela das obras presentes por lá.

Dentre os recursos úteis que estão disponíveis para os usuários, estão o salvamento automático do progresso da leitura e as muitas possibilidades para customização da interface, fazendo com que o usuário consiga alterar as fontes e a cor de fundo das páginas.

Ele ainda traz alguns recursos que podem ser interessantes para os leitores mais ansiosos: o Kobo traz estatísticas de leitura, mostrando, por exemplo, quantos ebooks foram lidos nos últimos tempos e qual é a estimativa média de tempo de leitura do usuário em cada obra.

Outro destaque do Kobo é que ele proporciona a interação com outros leitores, compartilhando sugestões, recomendações de livros, além de promover a discussão sobre as obras. Está disponível nos sistemas iOS e Android.

5. Ebook Reader

(Fonte: APK Pure)(Fonte: APK Pure)Fonte:  APK Pure 

O Ebook Reader está entre os aplicativos para leitura de ebooks mais usados pelos usuários de smartphones e tablets. Ele está à disposição para baixar nas lojas do sistema iOS e Android, e tem um acervo bastante variados de livros em sua loja.

O aplicativo tem muitas funcionalidades que podem otimizar o processo da leitura. Dentre elas, estão o marcador de página e os recursos que ajudam na organização dos ebooks dentro do app e facilitam na hora de encontrar o livro que você está procurando. Para quem tem muitas obras guardadas, é uma mão na roda!

Ele consegue acessar qualquer livro disponível dentro do seu aparelho, desde que esteja em um formato disponível. Para finalizar, interface emula uma biblioteca e é bem agradável aos leitores.

Curtiu este conteúdo? Confira mais textos que falam sobre o universo da leitura aqui no TecMundo e fique ligado sobre novidades quentinhas sobre o universo geek!

Imagem: Kindle 10ª Geração
Imagem: Tecmundo Recomenda

Kindle 10ª Geração

Um dispositivo criado especialmente para os amantes de leitura. O Kindle de 10ª geração vem com tela antirreflexo e iluminação embutida para ler em qualquer lugar e a qualquer momento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.