Por onde anda a Família Real brasileira? Veja quem são!

4 min de leitura
Imagem de: Por onde anda a Família Real brasileira? Veja quem são!
Imagem: Shutterstock

Você sabia que ainda há alguns descendentes da Monarquia Imperial no Brasil? É a família Orleans e Bragança, os “herdeiros” de Dom Pedro II e que, pelos registros históricos, um dia estiveram no poder no Brasil — período que foi encerrado com a Proclamação da República.

E acredite: esses descendentes recebem alguns benefícios até hoje. Contamos tudo sobre eles neste texto. Basta continuar a leitura para saber por onde anda a Família Real Brasileira!

Quem são os Orleans e Bragança?

(Fonte: Twitter)(Fonte: Twitter)Fonte:  Twitter 

Os descendentes de Dom Pedro II voltaram ao Brasil em 1921, após o fim do banimento da família real. Chegando aqui, eles se dividiram em dois grupos: 

  • uma parte deles — os que descendem do primogênito da Princesa Isabel, Dom Pedro de Orleans e Bragança — foi para Petrópolis, no Rio de Janeiro;
  • já os outros — os que descendem do segundo filho da princesa, Dom Luiz de Orleans e Bragança — foram para a cidade fluminense de Vassouras.

Dom Pedro II havia renunciado a uma pensão vitalícia que lhe fora concedida no início da República. As posses da realeza brasileira foram confiscadas, incluindo o Palácio Guanabara, que é a sede do governo do Rio de Janeiro.

Mas restou aos Orleans e Bragança — os do lado de Petrópolis — o laudêmio, que é uma taxa de 2,5% do valor de venda dos imóveis, dispostos no centro dessa cidade.

Isso se dá porque a área corresponderia a uma fazenda de Dom Pedro II, mesmo local onde o município teve seu início. Essa lei foi criada em 1847 e existe até hoje, embora haja vários projetos para revogá-la.

Vale lembrar que, legalmente, os títulos de nobreza foram extintos no Brasil por conta de um decreto de 1890, porém esse foi derrubado pelo então presidente Fernando Collor de Mello, em 1991.

Contudo, isso não significa que esses herdeiros tenham algum privilégio real ou que sejam mais importantes que os demais brasileiros. Trata-se apenas da crença em um status. A maior parte dos membros da Família Real Brasileira se apresenta publicamente como sendo católicos ultraconservadores. 

O sobrenome se dá porque a Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, se casou com o príncipe Gastão de Orleans, Conde d’Eu, que era membro da família real francesa.

Confira a seguir quais são os membros mais conhecidos desse grupo.

Dom Bertrand

(Fonte: CNN Brasil)(Fonte: CNN Brasil)Fonte:  CNN Brasil 

Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, que se intitula Príncipe Imperial do Brasil, recebeu os direitos dinásticos do irmão, Dom Luiz de Orleans e Bragança, morto em julho de 2022.

Ele nasceu em 1941, em Mandelieu-la-Napoule, balneário no sul da França. Dom Bertrand é o terceiro dos doze filhos de Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, que morreu em 1981.

Ele veio ao Brasil com a família em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Dom Bertrand estudou em colégios tradicionais e se formou em Direito, na Universidade de São Paulo (USP), em 1964.

Dom Antonio

(Fonte: Wikipedia)(Fonte: Wikipedia)Fonte:  Wikipedia 

Dom Antonio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança seria o terceiro em uma suposta linha de sucessão ao trono, conforme estipula a tradição dos monarcas. Ele é irmão de Dom Bertrand e Dom Luiz, e nasceu no Rio de Janeiro, em 1950.

Em 1976, Dom Antonio se formou em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia de Barra do Piraí. Atualmente está aposentado e vive em um apartamento no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.

Dom Rafael

(Fonte: Twitter)(Fonte: Twitter)Fonte:  Twitter 

Nascido em 1986, Dom Rafael Antonio Maria José Francisco Miguel Gabriel Gonzaga de Orleans e Bragança seria o quarto na linha de sucessão. Ele é o filho de Dom Antonio com sua esposa, Christine.

Rafael se formou em Engenharia de Produção na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 2019, ele anunciou que estava em busca de uma esposa — mas, claro, a moça precisava ser nobre.

Dona Maria Gabriela

(Fonte: CNN Brasil)(Fonte: CNN Brasil)Fonte:  CNN Brasil 

Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança nasceu em 1989 e seria a pessoa mais jovem na linha de sucessão. Ela é a filha mais nova de Dom Antonio.

Maria Gabriela se formou em Publicidade pela PUC-Rio e hoje vive em Bruxelas, na Bélgica.

Dona Eleonora

(Fonte: Monarquia.org)(Fonte: Monarquia.org)Fonte:  Monarquia.org 

Nascida em 1953, em Jacarezinho, no Paraná, Dona Eleonora Maria Josefa Rosa Philippa Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança de Ligne é a oitava dos 12 filhos de Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, e também está na linha de sucessão.

Ela se formou, em 1978, em História pela PUC-Rio, e chegou a trabalhar na Secretaria de Agricultura do estado.

Dom Henri

(Fonte: Twitter)(Fonte: Twitter)Fonte:  Twitter 

Henri Antoine Gabriël Wauthier Marie Lamoral de Ligne nasceu em 1989, na Bélgica, e é filho de Dona Eleonora. Ele seria o sétimo na linha de sucessão.

Henri tem dupla nacionalidade — brasileira e belga. Formou-se em Direito pela Universidade de Maastricht, na Holanda, e fez mestrado em Direito Corporativo pela mesma universidade.

Curioso para saber mais sobre a monarquia? Confira os demais conteúdos sobre tecnologia, ciência e entretenimento aqui no TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.