Família Real: quais as diferenças entre os títulos da realeza?

3 min de leitura
Imagem de: Família Real: quais as diferenças entre os títulos da realeza?
Imagem: Getty Images

Nas últimas semanas, fomos assoberbados com muitas informações sobre a monarquia britânica e seus muitos títulos, que podem parecer complicados para nós, alheios a este contexto.

Além dos reis, rainhas e príncipes, há vários outros "cargos" dados aos membros dessa aristocracia que podem gerar muita confusão sobre a hierarquia estabelecida entre eles.

Se você também tem dúvida sobre todos estes títulos, este texto é para você. Explicamos aqui as diferenças as honrarias concedidas à Família Real. Ficou interessado? Então, continue a leitura conosco!

1. Rei e Rainha

(Fonte: Jovem Pan)(Fonte: Jovem Pan)Fonte:  Jovem Pan 

Sem dúvida, o principal título de nobreza é concedido ao rei e a rainha de um país que é regido pelo sistema da monarquia. No Reino Unido, tínhamos a Rainha Elizabeth IIe agora o seu filho, o Rei Charles III. 

Dentro do sistema britânico, que é uma monarquia constitucional parlamentarista, eles funcionam como "símbolos de unidade nacional", sem grandes poderes de governo.

O acesso a estes títulos obedece uma regra de hereditariedade: o rei ou a rainha será sempre o filho ou filha mais velhos do monarca anterior. No passado, dava-se preferência aos filhos homens, independente da ordem do nascimento, mas isso mudou a partir de uma lei sancionada em 2011, que exclui o gênero como regra na sucessão.

2. Rainha consorte

(Fonte: Glamurama)(Fonte: Glamurama)Fonte:  Glamurama 

Usa-se o termo "consorte" para designar o cônjuge de um monarca. Portanto, Camila Parker Bowles é a nova rainha consorte da família real. Vale citar que na monarquia britânica não existe "rei consorte" – este é um título dado apenas para as esposas.

A regra visa proteger a linhagem real, evitando que ela passe para a família do esposo de uma rainha. Por esta razão, o príncipe Philip, marido de Elizabeth II, não se tornou rei quando ela assumiu o trono.

3. Príncipe e Princesa de Gales

(Fonte: Veja SP)(Fonte: Veja SP)Fonte:  Veja SP 

O título de Príncipe de Gales é dado aos herdeiros homens mais velhos do trono britânico. Suas esposas, por outro lado, se tornam Princesas de Gales após o matrimônio.

Uma curiosidade: Camilla Parker Bowles não quis receber o título de Princesa de Gales quando se casou com Charles por conta de sua associação muito forte com a princesa Diana. Ela permaneceu sendo a Duquesa de Cornualha.

4. Príncipe e Princesa

(Fonte: Metrópoles)(Fonte: Metrópoles)Fonte:  Metrópoles 

Todos os filhos, netos e o bisneto do filho mais velho do Príncipe de Gales são príncipes e princesas. Os outros bisnetos, teoricamente, não receberiam este título - regra que vale desde 1917, de acordo com uma carta-patente emitida pelo rei George V.

Contudo, a rainha Elizabeth II emitiu uma nova carta-patente em 2012 decretando que todos os filhos do príncipe William – e não apenas o mais velho, George –, teriam direito ao título.

5. Duque e Duquesa

(Fonte: Claudia)(Fonte: Claudia)Fonte:  Claudia 

Após estes títulos monárquicos, estão cinco escalões de nobreza: duque, marquês, conde, visconde e barão.

Duque e duquesa constituem os títulos mais altos entre as cinco categorias, estando logo abaixo dos monarcas. Historicamente, os duques controlavam os ducados – ou seja, eram governantes das províncias. A duquesa era a esposa do duque. Acima deste título, poderia ainda haver o arqui-duque e o grão-duque.

Os príncipes William e Harry receberam os títulos de Duque de Cambridge e Duque de Sussex após se casarem, mas não deixaram de ser príncipes. E vale lembrar que nem todo príncipe é duque.

O príncipe Edward, filho de Elizabeth e Philip, recebeu o título de Conde de Wessex depois de seu casamento em 1999, e acumulará o título de Duque de Edimburgo com a ascensão de seu irmão ao trono.

6. Marquês e Marquesa

(Fonte: Prepara Enem)(Fonte: Prepara Enem)Fonte:  Prepara Enem 

O marquês e a marquesa também recebem títulos de nobreza, e são presentes em todas as monarquias europeias. Historicamente, o marquês é um homem de confiança do rei que se dirige a territórios de fronteira, chamados de marquesados, onde tem poder civil e militar.

7. Conde e Condessa

(Fonte: Wikipedia)(Fonte: Wikipedia)Fonte:  Wikipedia 

Abaixo do marquês, vem o conde, que opera como conselheiro ou assessor de um monarca. Em anglo-saxão, conde quer dizer "guerreiro". Era um título dado a um cidadão pelos serviços especiais prestados à coroa. Sua esposa é a condessa.

Outro detalhe desta titulação: o filho primogênito de um conde é chamado de "sir", mas os filhos seguintes ganham a honra de "comendador".

8. Visconde e Viscondessa

(Fonte: Wordpress)(Fonte: Wordpress)Fonte:  Wordpress 

O título de visconde é dado para o "substituto do conde", que tem o direito de dirigir vilas, por exemplo, quando o conde estiver ausente.

A partir do século X, este título também passou a ser dado para os filhos dos condes. O filho mais novo do príncipe Edward, por exemplo, é o Visconde de Severn, pois seu pai tem o título de Conde de Wessex.

Tem mais curiosidades sobre o funcionamento da monarquia britânica? Acompanhe então os demais conteúdos presentes no TecMundo para saber tudo sobre tecnologia, ciência e entretenimento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.