Aves de Rapina: tudo o que sabemos sobre o filme da Arlequina

4 min de leitura
Imagem de: Aves de Rapina: tudo o que sabemos sobre o filme da Arlequina
Imagem: Arlequina em: Aves de Rapina/Reprodução

O longa Aves de Rapina foi o primeiro lançamento de peso da Warner Bros./DC em 2020, marcando a reaparição de Harley Quinn (estrelada por Margot Robbie) após o sucesso Esquadrão Suicida. O nome completo do filme é Arlequina em: Aves de Rapina — sim, ele mudou e já falaremos sobre isso. De modo geral, a produção aborda a independência, ou pelo menos sua busca, pela personagem principal.

O trailer oficial, já no início, revela uma informação importante: o fim do seu relacionamento com o Coringa. Após se desvencilhar de um namorado abusivo, a personagem se vê em uma jornada de redescoberta, ao lado de outras mulheres, em busca da libertação — que acaba assumindo tons de vingança.

Abaixo, confira a sinopse oficial do longa:

“Você já ouviu aquela piada sobre a policial, a cantora, a psicopata e a princesa da máfia? Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa é um conto distorcido narrado por Harley, como só ela poderia contar. Quando o mais terrível e narcisista vilão de Gotham, Roman Sionis, e seu braço direito, Zsasz, começam a caçar uma jovem chamada Cass, a cidade é virada de cabeça para baixo em busca da garota. Os caminhos de Arlequina, Caçadora, Canário Negro e Renee Montoya se encontram e o quarteto improvável não tem escolha a não ser se unir para derrubar Roman”.

Personagens de Aves de Rapina

a   Arlequina em: Aves de Rapina/Reprodução

Arlequina em: Aves de Rapina conta com um squad bem representado por mulheres, cuja a primeira integrante é a Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell) apresentada já no primeiro trailer, onde aparece cantando em um bar. A equipe também conta com a Caçadora (Mary Elizabeth Winstead), que nos quadrinhos é uma vigilante vítima de abuso que aprendeu a se defender para acabar com a máfia, responsável pelo crime.

Em sua trajetória, Arlequina ainda tem a companhia de Renee Montoya (Rosie Perez), uma detetive lésbica que entrou em evidência nos quadrinhos na fase dos Novos 52 ao assumir a identidade de Questão. Por fim, e não menos importante, está a Cassandra Cain (Ella Jay Basco), que foi treinada para se tornar uma das maiores assassinas do mundo.

Inimigos de Arlequina

a   Arlequina em: Aves de Rapina/Reprodução 

No trailer, Cassandra Cain é resgatada por Arlequina do vilão Máscara Negra (Ewan McGregor). Nos quadrinhos, ele é conhecido como Roman Sionis, o amigo de infância de Bruce Wayne. Após enfrentar dificuldades financeiras, ele decide assumir sua identidade vilanesca, posteriormente se tornando o chefe do crime de Gotham.

Embora sua marca registrada seja a máscara negra, ele não aparece com ela no trailer. Vale lembrar que, em uma das lutas com o Batman, o objeto pega fogo, desfigurando o rosto do vilão. Dá para especular, inclusive, que Sionis foi responsável pelo abuso da Caçadora, mas deixamos o questionamento no ar para quem assistir o filme.

Mudanças na produção

aa  Arlequina em: Aves de Rapina/Reprodução  

Não dá para falar em mudanças, sem citar a alteração no nome do filme, feita após o seu lançamento. Depois de registrar um baixo desempenho nas bilheterias, a Warner elaborou um nome mais curto e objetivo, Arlequina em: Aves de Rapina (o nome anterior era Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa).

Como já dito anteriormente, o filme apresenta uma a Harley Quinn muito diferente daquela vista no Esquadrão Suicida. Essa mudança de tom pode ser notada, inclusive, em pequenos detalhes, como as tatuagens da personagem. Se, no primeiro longa, ela exibia um J de Joker (Coringa em inglês) tatuado no braço; na nova produção, a letra é substituída por uma cauda de sereia — referência às Sereias de Gotham, grupo dos quadrinhos formado por Arlequina, Hera Venenosa e Mulher-Gato.

Outras tatuagens em homenagem ao ex-namorado também foram afetadas. Entre elas, podemos citar escritos com um o apelido carinhoso do Coringa riscado: “I love puddin” (“eu amo pudinzinho”) e “Harley + Puddin” (“Arlequina + Pudinzinho”).

Uma das tatuagens foi transformada, virando “Puddin Cups” (Copo de Puddin). No entanto, um desenho de coração com as iniciais P+H permaneceu inalterado — fazendo muitos fãs cogitarem um possível romance com a Pamela Isley, o outro nome da Hera Venenosa, como acontece nos quadrinhos.

Referências a outras criações

Além de abordar o empoderamento feminino e dar novos ares à Arlequina, o filme está recheado de referências à cultura pop — o que pode ser facilmente notado no vídeo de prévia. Sem sombra de dúvidas, a referência mais marcante é ao clássico Os Homens Preferem as Loiras, filme em que Marilyn Monroe canta a música “Diamonds Are A Girl’s Best Friend” — cena que já sofreu uma releitura no clipe "Material Girls", da cantora Madonna.

No longa, Harley Quinn não aparece cercada por homens de smoking como na versão original, mas por capangas usando máscaras negras. Também é exibida uma hiena, que faz menção a Batman: A Série Animada, animação dos anos 1990 em que a vilã tem duas hienas chamadas Bud e Lou, em homenagem ao duo Abott e Costello.

Há ainda um aceno ao HQ Batman: A Piada Mortal, quando Arlequina aparece com um chapéu semelhante ao que Coringa usa no quadrinho. Por fim, na cena da grande explosão exibida ao fim do trailer, Arlequina aparece se afastando da Ace Chemicals, onde nasceu o vilão — justamente reafirmando o tom de libertação dado ao filme.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.