Aves de Rapina não foi o primeiro filme a alterar título nos cinemas

1 min de leitura
Imagem de: Aves de Rapina não foi o primeiro filme a alterar título nos cinemas

Depois de um começo abaixo do esperado nas bilheterias, a Warner decidiu mudar o nome de seu mais recente filme, Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa. Agora, os cinemas estão exibindo um título muito mais curto e que destaca a personagem principal: Arlequina em: Aves de Rapina.

A mudança, apesar de inesperada, não é inédita, e já aconteceu com outros filmes famosos anteriormente. Um caso bastante conhecido foi com No Limite do Amanhã, de 2014. O filme com Tom Cruise e Emily Blunt chegou nos cinemas dos Estados Unidos como Edge of Tomorrow (No Limite do Amanhã), porém, o diretor Doug Liman não gostou da mudança e preferiu Live Die Repeat (Viva, Morra, Repita). Com a bilheteria abaixo do esperado, a Warner acabou aceitando a ideia de Liman, e mudou para Live Die Repeat: Edge of Tomorrow, para depois lançar o filme em DVD e Blu-ray apenas como Live Die Repeat.

'No Limite do Amanhã' (Fonte: IMDb/reprodução)
'No Limite do Amanhã' (Fonte: IMDb/reprodução)

Outro exemplo conhecido aconteceu com Ghostbusters de 2016. A tentativa de criar um reboot de uma grande franquia não deu certo e, após o filme sair de cartaz, a Columbia Pictures decidiu distribuir comercialmente o longa como Ghostbusters: Answer the Call (Caça-Fantasmas: Atenda à Chamada). Atualmente o filme pode ser encontrado na internet com este título.

Mas existem dois casos mais conhecidos na cultura pop de filmes que tiveram seus títulos mudados após o lançamento. O primeiro deles aconteceu com Star Wars, que só recebeu o subtítulo Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 1981, quando foi relançado após o Episódio V chegar aos cinemas com o nome completo. Para acabar com as dúvidas dos fãs, George Lucas exibiu novamente o início da saga com o título completo.

O segundo caso aconteceu com Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida. Sem ter certeza que o personagem principal seria o sucesso que ele se tornou com o tempo, o filme foi lançado apenas como Os Caçadores da Arca Perdida. O nome do protagonista entrou no título apenas em 1999, quando a Paramount lançou o VHS remasterizado da franquia, e decidiu colocar Indiana Jones de maneira padronizada nas capas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.