Calendário de animes: as principais estreias programadas para 2019

7 min de leitura
Imagem de: Calendário de animes: as principais estreias programadas para 2019

Se você esteve acompanhando o TecMundo nos últimos dias, provavelmente viu o que já surgiu de melhor em 2019 com relação a animes, além do que está presente nos catálogos dos serviços Amazon Prime Video e Netflix.

Mas e quanto a todo o resto do ano? Não se preocupe. Para dar uma ajuda aos otakus mais ávidos pelos grandes lançamentos, preparamos uma lista com o que já foi anunciado até o momento para este ano e que você deve ver assim que possível, incluindo títulos que ainda não têm previsão e alguns que já chegaram.

ATENÇÃO: esta matéria contém alguns spoilers, então prossiga por sua própria conta e risco.

As novidades

Começaremos pelos animes que são novinhos em folha. Se você quer iniciar uma série sem ter que passar por dezenas de episódios mais antigos, é bom partir daqui.

1. Vinland Saga

Disponibilidade: 2019

Ambientada nos tempos das guerras entre dinamarqueses e saxões, "Vinland Saga" conta a história de Thorfinn Karlsefni, um garoto que viu seu pai ser morto em uma emboscada feita por vikings. Determinado a se vingar, ele passa a seguir os assassinos de seu pai e se torna um guerreiro como poucos. Em meio a isso, suas ações o envolvem em disputas que ajudam a moldar o futuro da Inglaterra.

Essa pode parecer uma ideia bem simples, mas acredite quando dizemos que "Vinland Saga" é muito mais do que isso. De uma história de vingança, a série se torna uma busca pelo sentido da vida em meio ao período de guerra, abordando muitos temas filosóficos e adultos. Junte a isso lutas incríveis com um dos melhores traços já vistos em um mangá e temos um prato cheio para quem é fã de tramas medievais.

2. Dr. Stone

Disponibilidade: julho

Um dia, sem explicação, todas as pessoas se tornam pedra em um instante. O que sobraria de nossa civilização milhares de anos depois? Não muito, convenhamos. Mas Senku Ishigami, o protagonista de "Dr. Stone", pretende mudar isso. Após conseguir milagrosamente se salvar de sua prisão rochosa, o garoto, que é um jovem gênio da ciência, encontra uma maneira não apenas de reverter a petrificação de várias pessoas mas também usa seus conhecimentos para lentamente reinventar as tecnologias perdidas do mundo.

Como tudo isso não poderia ser fácil demais, o herói acaba liberando Tsukasa Shishio, um garoto que abomina a tecnologia e se torna seu inimigo, criando um exército de jovens que seguem a força acima de tudo. Quem vence: o Reino da Força, o Reino da Ciência ou a própria natureza? Só vendo para saber.

3. Ultraman

Disponibilidade: Netlix

Baseado no mangá de mesmo nome — que, por sua vez, é baseado no famoso tokusatsu dos anos 1960 —, "Ultraman" continua os eventos após o fim da série original. Depois de salvar o mundo, o gigante da luz deixa a Terra e se separa de seu hospedeiro, Shin Hayata, que acaba perdendo as memórias de ser o herói gigante. Tudo isso muda quando seu filho, Shinjiro Hayata, começa a mostrar poderes como os do próprio Ultraman. Com a ajuda da Patrulha Científica, Shin cria trajes para que sua prole possa tomar o manto do herói, enfrentando aliens que vivem secretamente em nosso meio.

Se você pensa que esse anime traz as mesmas cenas toscas de combate de 1966, saiba que está completamente enganado. Além de não ficar gigante, o novo Ultraman foca combates muito mais estilosos, dilemas morais e muitas menções a todo o universo clássico do tokusatsu, mas com um toque mais moderno.

As continuações

Como você deve ter notado, 2019 ainda não trouxe tantas novidades esperadas. Em compensação, parece que este será o ano das continuações, indo de títulos aclamados que todos estavam ansiosos para ver mais até animes que já foram lançados há tanto tempo que muitos tinham até esquecido.

1. One-Punch Man 2

Disponibilidade: 2 de abril

Amado até mesmo por quem não é otaku, "One-Punch Man" é um dos maiores sucessos dos últimos anos no mundo dos animes. A trama gira em torno de Saitama, um homem que resolve se tornar herói por hobby em um mundo cheio de monstros e supervilões. Poderíamos ficar um bom tempo exaltando essa obra, mas já fizemos isso antes: é só clicar aqui para conferir por que você deveria ver essa série se ainda não o fez.

Na nova temporada, surgem dois perigos para todos os heróis — menos para Saitama, é claro. De um lado, temos Garou, um artista marcial incrivelmente habilidoso dedicado a caçar membros da Associação de Heróis; do outro, surge a Associação de Monstros, uma gigantesca ordem de criaturas malignas que quer simplesmente acabar com a humanidade.

2. My Hero Academia 4

Disponibilidade: outubro

Essa é outra série que praticamente todos os otakus conhecem bem. "My Hero Academia" se passa em um mundo moderno onde 80% das pessoas têm superpoderes. O protagonista, no entanto, é um garoto sem habilidades e que sempre quis ser um herói. Sua chance de mudar isso surge como milagre quando All Might, o maior de todos os heróis, literalmente passa suas habilidades para o jovem, que entra em uma grande academia para treinar essas novas capacidades.

Em sua quarta temporada, "My Hero Academia" apresenta seus mais novos inimigos: os Oito Preceitos da Morte, parte da Yakuza. Controlados por Chisaki, um homem cujo poder é desintegrar e remontar qualquer ser que ele toca, os jovens heróis se unirão a vários profissionais para enfrentá-los.

3. Attack on Titan 3 — Part 2

Disponibilidade: 28 de abril

"Attack on Titan" é um daqueles animes tão bons que já fizemos uma matéria inteira sobre ele. Mas se você não quer ler tudo isso, aqui vai um resumo: a humanidade vive atrás de enormes muralhas para se proteger dos titãs, que são gigantescas criaturas humanoides que existem para a devorar. Para enfrentar esses monstros, os exércitos de defesa usam equipamentos que os ajudam a se deslocar pelo ar com cabos e disparadores de ganchos, quase no estilo Homem-Aranha.

Depois de uma breve pausa, a terceira temporada da série está de volta, trazendo finalmente a batalha para tomar o distrito de Shiganshina e descobrir o segredo guardado no porão da família Jaeger. Como sempre, podemos esperar muitas batalhas contra titãs, disputas cheias de politicagem e mais mistérios.

4. Sword Art Online: Alicization — War of Underworld

Disponibilidade: outubro

Como falamos em uma de nossas últimas listas de animes, "Sword Art Online" voltou com tudo em seu grande arco, "Alicization". A temporada acabou recentemente, mas não sem a confirmação da existência da segunda parte da história — essa, é claro, contando o resto da trama após um final bastante dramático com a morte de vários personagens importantes.

5. Re:ZERO — Starting Life in Another World 2

Disponibilidade: 2019

Enquanto a maioria dos isekais dos últimos anos foca personagens poderosíssimos, "Re:ZERO" tem como protagonista alguém bem diferente. Subaru seria um humano comum se não fosse uma única habilidade: sempre que morre, ele automaticamente volta no tempo para ter a chance de refazer os eventos e mudar seu destino.

Não que esse poder torne a vida dele muito mais fácil em um mundo medieval mágico. Se na temporada original Subaru morreu e perdeu vários de seus amigos incontáveis vezes, chegou a hora de o herói se aprofundar ainda mais nos mistérios do que acontece à sua volta, como o culto que o atacou no fim do primeiro arco ou mesmo o que o faz ter a habilidade de reviver seus eventos tantas e tantas vezes.

6. Is It Wrong to Try to Pick Up Girls in a Dungeon? 2

Disponibilidade: 2019

Outra obra que aparentemente voltou do limbo dos animes foi "Is it Wrong to Try to Pick Up Girls in a Dungeon?" (“Danmachi”, para os íntimos). A série foca Bell Cranel, um jovem aventureiro em um mundo medieval mágico onde os deuses andam lado a lado com os humanos e lhes dão poderes para enfrentar monstros perigosos e encontrar tesouros em uma gigantesca torre.

O que há de mais curioso na história é que os poderes do personagem principal não evoluem com seu treino, e sim com sua paixão por uma heroína que ele conhece ao desbravar a torre. Apesar da proposta quase cômica, "Danmachi" ainda é cheio de cenas de combate impressionantes.

7. A Certain Scientific Railgun 3

Disponibilidade: 2019

Achou que os dois animes aí em cima estavam desaparecidos? Pois então imagine saber que "Railgun" estaria de volta depois de mais de 5 anos desde sua segunda temporada.

Para quem não conhece, "A Certain Scientific Railgun" conta a história de uma cidade-academia extremamente avançada tecnologicamente. Nela, jovens estudam não apenas para se formar mas também para desenvolver habilidades psíquicas que podem ir da mais simples à mais ridiculamente poderosa. A trama foca Misaka Mikoto, uma das estudantes mais fortes dessa cidade, capaz de controlar eletricidade para lançar raios e criar canhões magnéticos devastadores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.