Rocketbook: escreva, salve na nuvem e apague tudo no micro-ondas [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Rocketbook: escreva, salve na nuvem e apague tudo no micro-ondas [vídeo]

Mesmo que a tecnologia tenha evoluído ao ponto de podermos criar obras de arte e escrever textos usando canetas stylus sobre uma tela sensível ao toque, há pessoas que nunca conseguiriam abandonar completamente a preferência pela sensação de ter papel e caneta em mãos.

Pensando nisso, o pessoal da Rocket Innovations resolveu juntar o melhor dos dois mundos e produzir o Rocketbook, um caderno “comum” que você usa para escrever, desenhar e planejar e que depois pode ter todo o seu conteúdo apagado dentro do forno de micro-ondas.

Para isso, basta que sejam utilizadas apenas as canetas de uma linha específica da marca Pilot, chamada FriXion Pens, que podem ser encontradas em papelarias normais. Caso se use uma caneta esferográfica comum, os escritos ficam permanentemente marcados no Rocketbook.

Salvando na nuvem

Mas qual a vantagem de se ter um caderno que pode ser apagado, sendo que o objetivo de escrever no papel é justamente preservar as informações contidas ali? A resposta a essa questão é bem interessante.

Além do caderno em si, existe um aplicativo para smartphone do Rocketbook em que você pode digitalizar as páginas que utilizou e também cadastrar alguns programas de armazenamento em nuvem, como Google Drive, Evernote, Dropbox ou até um email comum.

No rodapé de cada página do objeto há alguns ícones que você pode assinalar e relacionar com um dos serviços de armazenamento do app. Ou seja, se você determinar que o desenho da coroa seja ligado à sua conta de email, por exemplo, sempre que você escanear uma página do Rocketbook com o aplicativo e a coroa estiver assinalada, aquele arquivo vai ser enviado diretamente para sua caixa de entrada.

Números

As dimensões do caderno reutilizável, que pode ter 50 ou 100 folhas, são de 27,94 cm de altura por 21,59 cm de largura e suas páginas, que possuem um padrão de pontos em vez de linhas, são feitas de uma liga de polipropileno que pode ser levada ao micro-ondas sem risco de se incendiar. O tempo de aquecimento para que as páginas fiquem limpas novamente é de apenas 30 segundos.

A campanha do Rocketbook no site de financiamento coletivo Indiegogo começou no último dia 4, com o objetivo de arrecadar 20 mil dólares para tirar o projeto do papel (trocadilho não intencional). No momento em que essa matéria era escrita, apoiadores já haviam doado mais de 177 mil dólares (cerca de 550 mil reais), o equivalente a 886% do valor inicial pedido, e ainda falta 25 dias para a arrecadação terminar.

Caso queira um Rocketbook para chamar de seu, a doação inicial é de 25 dólares e dá direito a um caderno com 50 folhas e uma caneta Pilot’s FriXion Pen preta. Um pack com três canetas (preta, azul e vermelha) sai por mais 10 dólares e o frete dos produtos para qualquer parte do mundo é de 15 dólares. Os envios estão previstos para começar em julho de 2015.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.