Um dos modos mais eficientes de fazer com que um golpe virtual seja bem-sucedido é mascará-lo com temas reais. Ciente disso, a empresa de segurança Kaspersky Lab acaba de identificar mais casos assim: cibercriminosos estão usando duas datas comemorativas próximas para enganar o usuário.

As primeiras mensagens maliciosas com temas natalinos começaram a circular agora, em novembro. Segundo a empresa, houve um número de ataques de malware e phishing, especialmente envolvendo o comércio online. Em geral, os golpes buscam clonar cartões de crédito ou instalar programas maliciosos que alteram boletos bancários.

Outra mensagem falsa surge disfarçada como cartão virtual de Natal e traz um link para baixar um arquivo — na verdade, o tal trojan que modifica os boletos e faz com que a conta do destinatário vire o endereço dos criminosos.

Black Friday

Outras mensagens usam como tema a Black Friday, que só acontece em 27 de novembro. Em um exemplo de phishing sobre descontos incríveis, uma TV de 65 polegadas é oferecida por um pouco mais de 2 mil reais.

O objetivo do criminoso é clonar o cartão de crédito da vítima. Geralmente as mensagens falsas por email levam a um site de phishing, bastante parecido com o site verdadeiro.

Dicas

  • Desconfie de anúncios com preços baixíssimos recebidas por email ou em redes sociais;
  • Faça uma busca para se certificar de que a loja é conhecida e tem boas avaliações;
  • Entre no site pelo endereço na barra de navegação, não via sites de busca ou email;
  • Cuidado com Notas Fiscais Eletrônicas de compras que são, na verdade, malwares.

Você está ansioso pela Black Friday 2015? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: