A Copa do Mundo do Brasil já está na fase de eliminatórias e tudo pode acontecer. Se você não entende muito de futebol e quer saber o placar por curiosidade ou para marcar no bolão da empresa, não precisa mais apelar para os astros ou algum amigo que entenda do esporte: a Cortana pode ser a salvação.

Isso porque uma nova e pequena atualização de sistema da assistente pessoal do Windows Phone transforma o serviço no novo "polvo Paul", o octópode alemão que ficou famoso na Copa passada por prever corretamente o vencedor de diversas partidas. É só perguntar quem vai vencer e aguardar a resposta. O download já está disponível para algumas pessoas e deve chegar a todos nos próximos dias.

Segundo o site The Verge, a Cortana já acertou os placares das oitavas-de-final, indicando que os vencedores seriam Brasil, Colômbia, Holanda e Costa Rica. Para algumas das próximas partidas, ela apostou na França contra a Nigéria (o jogo é nesta segunda-feira, às 13 horas) e na Bélgica contra a sua própria nacionalidade, os Estados Unidos, em partida que ocorre na terça-feira. Esses resultados foram postados no Twitter por Marcus Ash, chefe de programação do serviço.

Os "chutes" fazem parte de uma função de adivinhação da Cortana que já teve como teste dizer os vencedores ou eliminados de programas como "American Idol", "Dancing With The Stars" e "The Voice". É esse modelo o utilizado, baseando-se nos resultados anteriores e em condições como clima, vantagens de quem é dono da casa e outros fatores.

Cupons de desconto TecMundo: