Internet lenta, taxas baixas de upload/download e arquivos pesados não combinam. É por isso que programas dedicados à redução do tamanho de dados multimídia são indispensáveis a usuários que costumam enviar vídeos via email ou através de apps como WhatsApp ou Facebook Messenger.

Neste artigo, você vai conferir uma série de programas dedicados à compressão de vídeos e que, durante o processo, não causam grandes perdas de qualidade de imagem. É claro que a resolução original das mídias sofre alterações, mas ainda assim é possível apreciar um filme em boa qualidade em formato “mais leve”.

Veja a seguir uma série de softwares que realizam também a conversão dos arquivos.

Free HD Video Converter Factory (download)

Quem está à procura de um programa capaz de sugerir configurações ideais para a execução de vídeos junto de iPods, iPhones, consoles ou sistemas com Android pode fazer o download de Free HD Video Converter Factory agora mesmo.

Esta ferramenta determina a frequência de quadros e a taxa de bits indicada para uma boa reprodução da mídia em vários dispositivos e pode, ainda, converter o filme rapidamente. Mas atenção: este programa não suporta a compressão de clipes em 1080p; o resultado fica limitado à qualidade HD.

DVD Shrink (download)

DVD Shrink não apenas possibilita a cópia de discos; o programa é ainda um compactador, o que possibilita a redução do tamanho de um vídeo para a gravação.

Este software é indicado, por exemplo, a estudantes que desejam apresentar filmes curtos e incluir o vídeo junto de uma apresentação em Power Point em um pendrive com pouco espaço disponível.

DivX (download)

A suíte de aplicativos DivX é a solução a usuários que precisam de arquivos de vídeo menores, mas que tenham, ainda assim, qualidade de imagem semelhante à original após a conversão. Como uma das alternativas mais populares e eficazes para a compactação de mídias, o programa conta com uma série de opções para a personalização dos processos.

O diferencial está no mecanismo de “congelamento de pixels”: para reduzir a quantidade de dados processados por segundo, DivX “tira uma foto” dos elementos que não se movimentam em cena, exibindo-os, assim, continuamente até o próximo corte – o que dispensa o carregamento de mais pixels e diminui de forma considerável o tamanho final do arquivo de vídeo compactado.

Nero Recode (download) 

Deseja extrair conteúdo de discos DVD ou Blu-ray e reproduzir filmes em seu aparelho Android ou iOS? Nero Recode é mais uma ferramenta que possibilita a escolha do formato mais adequado a um ou outro dispositivo. Capaz também de reduzir em até 4 GB o tamanho original do arquivo de vídeo, o programa promete resultados de alta qualidade graças à sua tecnologia de codificação otimizada.

HandBrake (download)

HandBrake é um software de código aberto que permite a definição do tamanho de saída do arquivo. Os formatos indicados para Apple TV, iPad e aparelhos Android podem ser também ajustados a partir dos presets listados pelo programa. Além de permitir o ajuste e adição de legendas e de demais faixas de áudio, esta ferramenta conta ainda com mecanismos de formatação personalizáveis.

Video to Video Converter (download)

Com suporte a mais de 200 formatos de entrada e saída, Video to Video Converter oferece ao usuário uma gama de opções para a compactação de filmes. Capaz ainda de transformar vídeos em imagens, o programa possui também ferramentas básicas de edição – o que permite a adição de filtros ou o corte de cenas, por exemplo.

Este software também é uma boa opção a quem deseja compactar vídeos sem perder muita qualidade.

Format Factory (download)

Format Factory é um dos programas mais populares usados para a conversão de dados multimídia. Com suporte a uma infinidade de arquivos de entrada, o aplicativo permite a seleção do formato e ajuste manual dos valores de saída, sugerindo, também, a extensão ideal ao aparelho de destino.

Capaz de restaurar vídeos danificados, o serviço pode ser a solução a usuários que têm de converter também áudio e fotos para demais formatos (saiba mais aqui).

Como compactar e enviar vídeos pelo WhatsApp

O limite para o envio de vídeos via WhatsApp é de 16 MB, mas é comum que registros feitos por câmeras parrudas ultrapassem essa marca e não possam, então, ser compartilhados. Assim, compactar vídeos é uma opção a usuários que desejam usar o mensageiro para divulgar arquivos multimídia.

Reduzir a taxa de bits, diminuir a resolução e ajustar o formato de saída do vídeo são opções que ficam à disposição de quem faz uso de apps para compactação de extensões em smartphones. Confira abaixo duas opções de softwares dedicados à compressão de vídeos para aparelhos com Android e iOS.

Para WP

Video Optimizer for Whatsapp é um aplicativo dedicado ao sistema operacional para mobiles da Microsoft. Disponível via Loja (R$ 2,50), a ferramenta fornece ao usuário várias opções para a personalização da conversão. Além de processar filmes, o app suporta ainda a compressão de mídias de áudio para formatos alternativos.

...

Qual app ou programa para PC você usa para compactar vídeos? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: