Os planos de internet móvel no Brasil são recheados de restrições de velocidade e de volume de dados. Isso acaba freando as pessoas e fazendo com que muitos sequer usem o limite que possuem.

Pensando nisso, resolvemos fazer alguns testes para trazer para você algumas informações mais precisas sobre o uso de cada aplicativo.

Nossas verificações incluíram as principais atividades que você realiza em seu smartphone: streaming de vídeo e música, navegação na web, acesso ao banco, uso de mapas, verificação de atualizações em redes sociais e outras.

Como realizamos os testes

Toda a análise foi efetuada no Android com a ajuda do aplicativo My Data Manager (disponível também para iOS). Esse programa realiza a mesma monitoria de dados que você encontra no próprio sistema, sendo possível separar as informações por dia, hora, tempo de uso, quantidade de dados e aplicativo.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O aparelho usado em nossos testes foi o Samsung Galaxy S4 (que é compatível com redes 4G). Vale notar que a possibilidade de usar velocidades mais rápidas não interfere na quantidade de dados consumidos, mas apenas garante maior rapidez no carregamento dos conteúdos e, consequentemente, maior fluidez na navegação.

Nossas verificações foram realizadas com um chip da Vivo. Durante os testes, presenciamos sérias reduções de velocidade (que resultaram em longos tempos para o carregamento de vídeos), mas isso não afetou o volume de dados utilizado, visto que não foi preciso recarregar os conteúdos a partir do zero.

Usando com inteligência

Os dados apresentados são aproximados e não devem ser levados como única base de referência. Como dissemos, o Android possui um monitor de dados que pode ser confiável, portanto recomendamos o uso do recurso para você evitar exceder os limites do seu plano. O My Data Manager também é uma ótima opção!

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Conforme você pôde conferir acima, um plano de 250 MB pode ser mais do que suficiente para navegar em redes sociais, aproveitar alguns vídeos do YouTube e acessar o aplicativo de mapas quando necessário.

Vale lembrar que o controle do pacote de dados é importante para você não ter sua velocidade reduzida, afinal, com planos “ilimitados” que limitam as conexões a incríveis 128 Kbps (e até a 32 Kbps) quando os limites de dados são excedidos, você pode acabar se frustrando com uma internet incapaz de carregar o feed de novidades do Facebook.

Qual plano de internet móvel você utiliza? Está satisfeito com os serviços prestados? Deixe seu comentário!

Cupons de desconto TecMundo: