Brasil bate recorde de ativações mensais em rede móvel 4G

1 min de leitura
Imagem de: Brasil bate recorde de ativações mensais em rede móvel 4G
Imagem: CBR Online

Qual rede móvel você usa em seu celular ou tablet? Se você respondeu que tinha 3G e agora vai de 4G, está entre os usuários que ajudaram o Brasil a bater o recorde de ativações mensais de banda larga de quarta geração: são 4,7 milhões de novos acessos a cada 30 dias, o melhor desempenho registrado desde que o serviço foi implementado por aqui, em 2013.

De acordo com números da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), ao todo são 71,3 milhões de acessos 4G, um crescimento de 119% nos últimos 12 meses. Desde março de 2016, 39 milhões de novas conexões 4G foram ativadas.

A cobertura também aumentou, para 1.814 municípios, o que representa 280% em relação ao mesmo período da temporada passada — e cinco vezes mais do que a meta de expansão definida nos editais, de 288 municípios. O 4G já alcança 75,7% dos brasileiros.

Crescimento também em outras conexões

As redes de 3G continuam amplamente utilizadas, principalmente devido à popularidade dos dispositivos de entrada e intermediários no país: estão instaladas em 4.995 cidades, que concentram 98,2% da população.

De acordo com o levantamento, as bandas largas fixa e móvel somam 226,7 milhões de acessos no território nacional, dos quais 27,2 milhões figuram no crescimento de 5,3% da banda fixa dos últimos 12 meses, com 1,3 milhão de novos acessos.

***

E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.