A Google, em parceria com a NASA, acaba de divulgar resultados positivos em suas pesquisas com a computação quântica. O D-Wave 2X, máquina superpotente usada para conduzir os experimentos nessa área, demonstrou capacidade de lidar com os cálculos da magnitude quântica que foram propostos. Essa era exatamente a dúvida na hora da aquisição do maquinário.

Os resultados alcançados pela Google envolveram a resolução de problemas com "quase mil variáveis de binários". Esse feito pode finalmente encerrar o debate se a máquina D-Wave 2X é realmente capaz de realizar cálculos verdadeiramente quânticos em vez de lidar com o cálculo clássico sem usar qualquer efeito quântico.

A fabricante canadense D-Wave, que disponibilizou o modelo de computador quântico usado nas pesquisas, continuará fornecendo hardwares relacionados à área por mais sete anos, incluindo os que forem inventados nesse período. O D-Wave 2X é uma das novidades, sendo considerado o mais rápido do mundo na categoria.

A computação quântica possui fragilidades, como a necessidade de operar a temperatura baixíssimas. Ainda assim, além de fazer muito bem e em larga escala as tarefas de supercomputadores (como cálculos de algoritmos, por exemplo), ela é bastante visada para a resolução de problemas complexos de otimização de sistema e controle de grandes plataformas.

"Apesar de os resultados serem intrigantes e realmente encorajadores, ainda há muito trabalho pela frente para fazer com que a computação quântica se torne uma tecnologia prática no nosso dia a dia", disse um dos especialistas da Google envolvidos nas pesquisas.

Computação quântica?

Apesar das inúmeras tentativas de profissionais explicarem o que é a computação quântica, ainda é um pouco difícil entender exatamente o conceito. Para sanar a dúvida de uma vez por todas, o vídeo do canal In a Nutshell explica com qualidade o que é esse assunto que desperta a curiosidade de cada vez mais pessoas. Confira o vídeo abaixo, que possui legenda em português.

Google demonstra avanços em computação quântica em parceria com a NASA. Comente no Fórum do TecMundo!

Cupons de desconto TecMundo: