Tecnologia de CG faz Barack Obama replicar pronunciamento de George Bush

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia de CG faz Barack Obama replicar pronunciamento de George Bush

Como fazer o Exterminador do Futuro, Barney Stinson, James Bond, Gandalf, Forrest Gump e o presidente americano Barack Obama reproduzirem com uma realidade impressionante um discurso do ex-presidente George W. Bush? Através de programação e da computação gráfica avançada!

É o que uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Washington mostrou através de um vídeo publicado no YouTube. Em breve, o estudo deve ser apresentado pelo professor de engenharia da computação Ira Kemelmacher-Shlizerman na International Conference on Computer Vision. Trata-se de uma técnica que permite a criação de simulações tridimensionais de rostos de pessoas com base em imagens de fotos e vídeos.

Primeiros passos

É claro que a tecnologia ainda está em desenvolvimento e os modelos ainda não são tão perfeitos assim. No entanto, é impressionante como os rostos de diversas celebridades simulam qualquer outra fala com um realismo acima do imaginado em termos de expressões faciais e outros movimentos.

Para que esse processo seja possível, o professor Kemelmacher-Shlizerman desenvolveu um algoritmo extremamente complexo que analisa 49 pontos cruciais do rosto de uma pessoa, levando em conta diferentes ângulos e posições, e transporta as informações para uma face diferente.

Mapeando rostos famosos

A partir daí, todos os rostos mapeados são animados como se fossem de bonecos de ventríloco, mas um pouco mais complexos, claro. No caso específico de Tom Hanks, no qual o professor Kemelmacher-Shlizerman trabalhou com mais profundidade, uma grande diversidade de imagens do ator foi utilizada, desde cenas dele mais novo até filmagens mais recentes, dando ainda mais complexidade para a animação. No vídeo é possível, inclusive, ver uma versão mais jovem e uma mais madura de Hanks sendo animada pelo computador.

A técnica, ainda bastante rudimentar, deve passar por um longo processo de lapidação e tem um potencial gigantesco de se aproximar cada vez mais da perfeição. Talvez muito em breve seja possível criar um filme inteiramente através desse processo sem a utilização de atores reais. No entanto, o que nos deixa com uma pulga atrás da orelha é quando vemos Barack Obama replicando um pronunciamento de seu adversário político George W. Bush. Será que essa tecnologia tem um potencial para ser usado com más intenções? Só aguardando para saber.

Nova tecnologia de CG dá movimentos que beiram a perfeição aos rostos de celebridades. Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.