43% das empresas brasileiras ainda temem ir para a nuvem

1 min de leitura
Imagem de: 43% das empresas brasileiras ainda temem ir para a nuvem

Uma pesquisa realizada pela Tech Supply, especializada em Inteligência Tecnológica para Auditoria e Integridade Corporativa e de TI, afirma que, apesar de todas as facilidades proporcionadas pelo Cloud Computing, 43% das empresas brasileiras ainda não se sentem seguras em migrar para nuvem os seus sistemas, apontando questões de segurança como um dos principais fatores.

Esses dados foram obtidos em levantamento realizado pela companhia com 400 empresas que atuam no mercado nacional, sendo 80% delas parte das 500 maiores empresas brasileiras. Os respondentes são profissionais das áreas de auditoria (59,7%), TI (17,6%), controle de riscos (11,8%), segurança da informação (2,5%), tributária e fiscal (2,5%), entre outras.

A pesquisa constatou que em mais da metade das organizações (51%), o uso de ferramentas em nuvem é restrito; e 43% dos pesquisados não planejam implantar nenhum tipo de sistema em nuvem (CRM, ERP); apenas 17,8% dessas empresas estão na nuvem em larga escala, e a mesma quantidade de usuários prefere não armazenar dados críticos na rede.

Dos que usam as soluções em cloud, apenas 9,1% disseram confiar nas certificações de segurança, enquanto 21,3% não confiam nos controles e os consideram fracos e deficientes e mais de 30% precisam se informar melhor sobre o assunto. Para 18% das empresas, a nuvem deixa dúvidas sobre segurança para armazenamento de dados corporativos.

Aperfeiçoar processos evitando riscos

Suely Correa, doutora em Sistemas de Informação pela USP e diretora de Pesquisa e Treinamento da Tech Supply, explica que um dos motivos para as empresas temerem a migração para a nuvem é que elas são constantemente pressionadas a aperfeiçoar seus processos, ao mesmo tempo em que precisam evitar os riscos. “Por causa de regulamentações complexas, necessidades de controles financeiros e de uma governança corporativa integrada com a de TI, as empresas possuem sempre extrema cautela na adoção de novas tecnologias”, avalia.

Ainda de acordo com o levantamento da Tech Supply, 32,6% das empresas utilizam algum tipo de processo manual para conceder acesso seguro aos sistemas corporativos, 23,7% usam um sistema de provisionamento automatizado para poucas aplicações e a mesma quantidade usa esse mesmo tipo de solução para a maioria das aplicações. No entanto, 20% dos entrevistados não sabem como esse processo é feito em sua empresa.

Para Suely, o desconhecimento sobre a melhor forma de aplicar na prática, com resultados mensuráveis, as metodologias e soluções é um dos principais fatores que dificultam a decisão da evolução da empresa. “O tripé corporativo de software, processos e pessoas deve estar totalmente alinhado entre si e as metas da corporação para que a adoção de novas tecnologias consiga fluir conforme o planejado”, finaliza.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.