Nokia Lumia 920 (Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

A câmera de um smartphone costuma ser um favor decisivo para impulsionar sua compra – tanto que é bastante comum encontrar testes comparativos entre celulares de diferentes fabricantes, com o intuito de descobrir os pontos fortes e os pontos fracos de cada modelo. Dessa vez, o site NirmalTV decidiu colocar frente a frente dois aparelhos bastante conhecidos da Nokia: o Lumia 720 e o Lumia 920.

Embora sejam gadgets de níveis distintos, ambos se destacam no mercado por serem equipados com câmeras de excelente qualidade. Enquanto o primeiro possui um sensor de 8,7 MP e tecnologia PureView, o segundo é dotado de “apenas” 6,7 – contudo, é importante lembrar que a quantidade de megapixels não é um fator que afeta diretamente a qualidade de uma fotografia.

Sem mais delongas, vamos aos testes!

Paisagem diurna

Nos testes realizados em um ambiente externo e na luz do dia, o Lumia 720 (esquerda) se mostrou um pouco superior ao seu “irmão mais velho”, conseguindo reproduzir melhor as cores das árvores e das nuvens fotografadas. O Lumia 920 (direita), por sua vez, ofereceu imagens com um tom muito amarelado e inconveniente.

Interior com média luminosidade

Já nas fotos tiradas em um ambiente interno, ambos os dispositivos se mostraram bastante eficientes. Contudo, o flash do Lumia 920 (imagens da segunda linha) é visivelmente mais potente do que o do 720.

Close-up com média luminosidade

Mais uma vitória do Lumia 920, que apresenta fotografias mais nítidas e claras do que seu rival. Apesar disso, seu flash se mostra forte demais para close-ups.

Interior com baixa luminosidade

Ambas as câmeras foram satisfatórias nos testes em ambientes escuros, independente do uso de flash. É possível observar (no primeiro par de imagens) que a foto do Lumia 920 é ligeiramente mais clara, mas é uma diferença realmente sutil.

Interior sem luminosidade

O Lumia 720 não teve chances no escuro praticamente absoluto. A fotografia tirada com o aparelho apresenta muito ruído e é bastante obscura, enquanto a imagem registrada pelo Lumia 920 é bem mais limpa e com maior nitidez.

Paisagem noturna

A tecnologia PureView presente na câmera do Lumia 920 também se mostrou útil em paisagens noturnas – a imagem registrada pelo smartphone high-end é visivelmente mais nítida e clara do que a gerada pelo Lumia 720 (que, apesar de tudo, também não fez feio e demonstrou uma performance plausível).

Gravação de vídeo em paisagem diurna

O último teste realizado pelo NirmalTV foi a gravação de um vídeo em um ambiente externo e na luz do dia. Antes de mais nada, vale observar que o Lumia 920 pode gravar clipes em 1080p de resolução, enquanto o 720 apenas atinge somente 720p. Como você pode ver abaixo, essa diferença de resolução foi crucial para a vitória definitiva do 920, que registrou imagens bem mais vívidas.

Lumia 720

Lumia 920

Veredito

De um modo geral, podemos concluir que o Lumia 920 saiu como vencedor, oferecendo uma ótima performance em ambientes de média luminosidade e sendo imbatível em situações com pouquíssima luz. Contudo, o Lumia 720 também oferece um excelente desempenho e algumas vezes se mostra ligeiramente superior ao seu irmão no quesito de nitidez e reprodução de cores.

Cupons de desconto TecMundo: