Reduzir, economizar, ganhar espaço e tempo são palavras-chave para qualquer usuário de computador. Imagine, por exemplo, que você precisa enviar vários arquivos por email. Ao invés de anexar dezenas de arquivos um por um, é muito mais prático compactá-los em somente um arquivo. Além de poupar esforço, o tamanho do conteúdo anexado ainda é reduzido.

Quem trabalha como desenvolvedor ou administrador de páginas na internet também sabe a importância de compactar arquivos. Hoje, é necessário pensar nos usuários para não exigir muito da conexão deles com a internet.

Ou seja, quando o assunto é arquivos em computadores ou transferências pela internet, menos é mais. Confira a seguir os três programas compactadores de arquivos mais baixados do Baixaki:

WinRAR — não há dúvidas de que esta é a melhor opção para compactar arquivos. Ele promete compactar de 8% a 15% a mais que o seu principal concorrente, o WinZIP. Para confirmar tal promessa, teste este programa, que conta com suporte aos mais utilizados formatos de compactação (e outros não muito utilizados). É um dos únicos softwares que trabalha com arquivos dos mais diferentes formatos de compressão, tais como: ACE, ARJ, BZ2, CAB, GZ, ISO, JAR, LZH, RAR, TAR, UUEncode, ZIP, 7Z e Z. Também suporta arquivos de até 8.589 bilhões de Gigabytes!

WinZIP — este programa perdeu espaço com a chegada do formato RAR, mas voltou a agradar quando adicionou esta compatibilidade. Agora, dividido em duas versões (Standard e Profissional), este programa tem uma nova interface gráfica para visualizar seus arquivos ZIP, trazendo muito mais facilidade para trabalhar com arquivos grandes e arquivos com multipastas.

Outra grande novidade é a habilidade de cortar os arquivos ZIP durante a compressão em diversos arquivos menores. O programa também traz sistema de verificação para atualização automática e suporte ao Gerente de Acessórios do Windows XP SP2, advertindo o usuário quando arquivos perigosos podem ser abertos ou descompactados.

7-Zip — este ganhou espaço por ser o único 100% gratuito com boa parte dos recursos do WinZIP e WinRAR. Cada vez mais conhecido pela sua alta taxa de compressão, o programa possui uma interface que se integra ao explorador do Windows, permitindo arrastar e soltar arquivos de pastas.

A taxa de compressão do novo formato 7z varia de 30% até 50% melhor do que o formato ZIP, sendo considerado por muitos como o melhor formato de compactação existente. Ele também compacta o formato ZIP de 2% até 10% melhor do que programas conhecidos como PKZip e WinZip.

Além destas três opções, o Windows conta com um assistente para compactação e descompactação de arquivos. Não é tão eficiente quanto esses programas, mas é uma alternativa que está sempre disponível.

Cupons de desconto TecMundo: