Android: como configurar a conexão de dados

1 min de leitura
Imagem de: Android: como configurar a conexão de dados

Configurando a operadora (Fonte da imagem: iStock)

Embora muitos smartphones com Android já estejam prontos para navegar na internet no momento em que saem da loja, alguns não conseguem estabelecer a conexão automaticamente. No entanto, a escolha da operadora é um processo bem simples e que pode ser feito rapidamente, evitando a espera até que o aparelho faça a detecção da rede.

Se você quer aprender como escolher a operadora para a sua conexão, basta seguir os passos abaixo. ATENÇÃO: vale apenas reforçar que este é um tutorial para iniciantes, voltado especialmente para quem ainda não conhece o procedimento de configurar a conexão de dados no Android, logo, o seu conteúdo é básico.

Mãos à obra

Primeiro, pressione “Configurações” para abrir as ferramentas de personalização do dispositivo. O segundo passo varia conforme o inicializador que você utiliza no aparelho. Se ele abrir como na imagem abaixo, é preciso clicar em “Mais”. Em alguns casos, você deve utilizar a alternativa “Redes sem fio” ou algo semelhante.

Iniciando as configurações (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, escolha a alternativa “Redes móveis” e, na nova tela aberta, “Operadores de rede”.

Abrindo as configurações de redes móveis (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, pressione “Pesquisar redes”. Feito isso, uma lista com as operadoras da sua região é exibida na tela e basta escolher aquela com a qual você tem contrato (pressionando a opção desejada).

Fazendo a pesquisa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Feito isso, a sua conexão de dados está configurada com a operadora de contrato e a conexão deve funcionar normalmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.