Fique ligado: promoções da Black Friday podem voltar; entenda o porquê

2 min de leitura
Imagem de: Fique ligado: promoções da Black Friday podem voltar; entenda o porquê

A Black Friday já passou e muitas pessoas tiveram a oportunidade única no ano de aproveitar ofertas incríveis de eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, acessórios, brinquedos, artigos esportivos e muito mais. Com a ajuda da nossa Central de ofertas isso deve ter ficado ainda mais fácil.

No entanto, algumas pessoas, por motivos diversos, podem ter perdido a chance de economizar muito neste final de ano por não terem acompanhado as promoções que rolaram na internet nos últimos dias.  Mas temos uma boa notícia para aqueles que se enquadram na descrição anterior: pode ser que você tenha mais uma chance de levar aquele produto que você tanto queria por um preço bem camarada.

E não, não estamos falando da Cyber Monday, acontecimento similar à sexta-feira de promoções, mas que acontece na segunda-feira seguinte. O que pode fazer com que você tenha a oportunidade de ver muitos dos produtos “perdidos” durante a Black Friday é uma prática bastante comum e que só é possível por causa de uma forma de pagamento bastante vantajosa para os consumidores: o boleto bancário.

O artifício do boleto bancário

Essa forma de pagamento dispensa explicações: várias lojas do varejo online a utilizam e muitos consumidores optam por esse formato por causa de suas vantagens, como descontos e a facilidade do código de barras. Porém, há outra vantagem que pode acabar abrindo uma “brecha” para os compradores se aproveitarem do boleto bancário: o vencimento.

Não é novidade para ninguém que esse documento gerado para pagamento das compras possui uma data a partir da qual não podemos mais efetuar sua quitação. Ela é, geralmente, de 48 horas úteis a partir da efetivação do pedido, mas pode variar dependendo das políticas da própria loja.

Passado o prazo, a compra é automaticamente cancelada. Contudo, o que impede um consumidor de fazer o pagamento do boleto no último dia de vencimento? E se ele simplesmente desistir da compra? Há algum encargo sobre ele?

O que “alguns” fazem

As pessoas que utilizam esse artifício geralmente se encaixam na seguinte descrição: ao se depararem com uma promoção aparentemente boa, mas que gera dúvidas por causa de seu preço ou alguma especificação técnica, geram o boleto e utilizam os dias de vencimento para fazerem pesquisas e concluírem se o produto vale a pena ou não.

Se a compra realmente for de uma “galinha morta”, simplesmente efetua-se o pagamento do documento antes do dia do vencimento. Se não for, o consumidor por optar por não quitar o boleto, ter sua compra cancelada e não sofrer consequência nenhuma por causa de sua desistência.

Afinal, o que tudo isso significa?

Muitas pessoas devem ter feito isso nos últimos dias, o que significa que vários produtos que estavam prometidos para seus compradores vão ter que voltar ao estoque e compor, novamente, a lista de itens disponíveis para aquisição.

Por isso, se você perdeu alguma oportunidade na Black Friday, vale a pena ficar de olho nesse produto para ver se ele não volta a ficar disponível com um bom preço. Contudo, vale lembrar os lojistas não tem a obrigação de praticar o mesmo valor das ofertas anteriores e aconselhamos sempre ficar de olho nos Termos e Políticas que regem a compra em cada um dos varejistas online.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.