Uma pesquisa realizada pelo Zoom, site comparador de preços e produtos, com cerca de 10 mil pessoas revela que a Black Friday está ganhando cada vez mais força no Brasil, já que 99% dos entrevistados pretendem comprar no evento, realizado dia 28 de novembro, e mais da metade (59%) confia que encontrará descontos reais.

O cenário é ainda mais otimista visto que 58% pretendem gastar mais de R$ 1 mil e 73% gostariam de antecipar suas compras de Natal. A intenção de 56% dos entrevistados é investir em um novo smartphone, 43% em uma televisão, 29% em um notebook, 23% em tênis, 21% em tablets, 20% em videogames e 18% em condicionadores de ar.

As pessoas também estão mais conscientes sobre utilizar a web como ferramenta para obter informações sobre os produtos. Dos entrevistados, 96% realizam pesquisas sobre os itens de desejo e 88% buscam o apoio de comparadores de preços e produtos para checar a relevância das ofertas.

Cresce confiabilidade no comércio eletrônico

Além disso, apesar do cenário econômico menos otimista, a data, por estar conquistando a credibilidade dos brasileiros, promete impulsionar o comércio eletrônico, uma vez que 81% dos respondentes da pesquisa acreditam encontrar promoções mais relevantes em lojas online do que em lojas físicas. Também é possível notar o aumento da confiança dos consumidores nas compras online, já que 66% costumam aproveitar o evento apenas pela internet e 82% confiam que receberão o produto comprado.

“O e-commerce deve crescer de 20% a 25% em 2014 e a Black Friday será uma importante fatia do faturamento desse setor, principalmente porque o tíquete-médio para a data está bem alto”, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.

“O evento está muito mais consolidado no comércio eletrônico e os consumidores estão contanto com o apoio do Zoom para ter certeza que aproveitarão as ofertas em lojas confiáveis. Para deixar os nossos clientes ainda mais seguros, eles podem contar com o serviço Zoom Garante, que assegura a entrega do produto comprado nas lojas parceiras ou o dinheiro de volta (até R$ 3.000,00)”, explica o executivo.

A pesquisa revela ainda que em 2013, apenas um terço dos entrevistados compraram na Black Friday, porém mais da metade afirma que encontrou descontos reais na ocasião. Smartphones (44%), televisões (22%) e notebooks (13%) foram os produtos mais comprados por essas pessoas.

Cupons de desconto TecMundo: