Com a proximidade da Black Friday, muita gente já prepara o bolso e o mouse para gastar uma graninha nos produtos em promoção. Parte dos consumidores, no entanto, ainda tem uma certa resistência com as negociações online. Uma pesquisa realizada pela Ipsos em nove regiões metropolitanas brasileiras revela que usuários de internet já gastam, em média, mais com compras online que em shopping centers. Porém, a alta preocupação com segurança na internet ainda faz com que muitos acabem optando por comprar em lojas físicas.

Segundo dados do EGM (Estudo Geral de Meios), os internautas gastam em média R$ 428 mensalmente no e-commerce nacional, enquanto o valor declarado gasto em shoppings é de R$ 229. Os gastos na categoria variam de acordo com a classe social do cliente: o investimento feito por aqueles das classes AB pode chegar a R$ 475, ao passo que o montante despendido pelo público DE é de R$ 269 – um ticket mais humilde, mas ainda superior ao do comércio tradicional.

Comprar pela internet é uma realidade para muitos consumidores

Entre outros dados, a pesquisa mostra que a maioria do público entrevistado procura por informações na internet antes de realizar uma compra (63%). Ainda assim, para boa parte deles, o fator segurança é visto como a principal preocupação no uso da web: oito em cada dez entrevistados (79%), por exemplo, declararam ter receios a respeito de uma possível falta de segurança na rede.

O interessante será ver as estratégias das marcas para conseguir derrubar mitos

“O e-commerce brasileiro tem mostrado forte evolução nos últimos anos, mas a modalidade tem muito ainda a desenvolver. [...] O interessante será ver as estratégias das marcas para conseguir derrubar mitos e conseguir que essa busca por informação na hora da compra que se dá na internet possa se concretizar na compra dos seus produtos”, afirma Diego Pagura, diretor de negócios da Ipsos Connect.

Dados interessantes de gastos

O levantamento não para por aí, já que aponta ainda que um quinto dos entrevistados realizou alguma compra pela internet nos últimos 30 dias. Os maiores índices de compra online ocorrem nas classes mais altas: 30% dos pesquisados das classes AB declararam ter feito uma aquisição pela web no último mês, comparado com apenas 8% entre as pessoas das classes DE. Na classe C, o índice também é baixo, anotando somente 15% – metade do que o que foi registrado entre os mais abastados.

A partir dos 25 anos o ticket médio mensal é mais alto

Quando se olha para a faixa etária, o principal grupo consumidor na internet são os jovens de 24 a 34 anos (23% compram online), seguido por aqueles de 18 a 24 anos (21%). Entre o público acima de 65 anos, o índice é de apenas 15%. Já com relação ao gasto médio mensal, a ordem ganha uma proporção inversa: a partir dos 25 anos o ticket médio mensal é mais alto, alcançando seu pico (R$574) com os internautas na faixa dos 45 a 54 anos.

A pesquisa da Ipsos foi realizada entre julho de 2015 e junho de 2016 e contou com 22.576 entrevistados das principais regiões metropolitanas do país. E aí, você tem gastado mais com as compras online? Ainda sente que o pessoal mais velho tem uma certa resistência em fechar negócio pela internet? Deixe a sua opinião sobre o tema mais abaixo, na seção de comentários.

Cupons de desconto TecMundo: