Claro é a única a atingir 98% de sucesso em conexões 3G e 2G no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Claro é a única a atingir 98% de sucesso em conexões 3G e 2G no Brasil
Imagem: Claro

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou em detalhes o relatório da 7ª Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, um estudo sobre a eficácia e a qualidade de acesso às redes de internet móvel no país. A pesquisa serve não só para informar o consumidor, mas também é uma "prova" às companhias — e ir mal pode significar suspensão ou multas aplicadas pelo órgão do governo.

Quando o 2G e o 3G são avaliados ao mesmo tempo, a Claro foi a única que atingiu um índice de acesso à rede de dados maior que 98%. O placar foi bastante apertado e ficou assim:

Essa medição aconteceu de fevereiro a abril de 2014. Quando somente o serviço 3G é levado em conta (dados de junho deste ano), o placar muda e se torna o seguinte:

  • Claro: 99,04%
  • TIM: 98,66%
  • Vivo: 98,65%

As operadoras que não constam no ranking tiveram o serviço considerado fora dos parâmetros da Anatel (o que significa que a taxa de sucesso foi de menos de 95%). Ainda assim, todas as empresas registraram um alto número de reclamações dentro e fora do período avaliado. A Anatel faz pesquisas constantes sobre a qualidade da internet móvel no país desde 2012, quando foi obrigada a suspender por alguns dias a venda de chips TIM, Oi e Claro em alguns estados.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.