A Cisco anunciou recentemente seus planos para comprar a Jasper Technologies, uma companhia especializada em serviços de nuvem voltados para o gerenciamento de dispositivos conectados à internet. Com o investimento de US$ 1,4 bilhão para efetuar a aquisição, a companhia se prepara para encarar concorrentes de peso no fornecimento de infraestrutura em cloud computing para a Internet das Coisas (IoT), como Amazon Web Services e Microsoft Azure.

Famosa por seus serviços ligados ao gerenciamento de dados e fornecimento de componentes utilizados em data centers, a Cisco vem se focando bastante na área. A divisão de investimentos da empresa, por exemplo, apoiou o programa Alchemist Accelerator, voltado para empreendimentos, para que também trabalhasse com startups do setor de IoT.

“A aquisição proposta vai permitir que a Cisco ofereça uma solução completa de Internet das Coisas que é interoperável entre dispositivos distintos e funciona com os fornecedores de serviços de IoT, os desenvolvedores de aplicativos e todo um ecossistema de parceiros”, afirmou a empresa em um comunicado oficial.

Clientes de peso

Os planos da Cisco envolvem construir mais a partir da plataforma da Jasper, criando opções de WiFi para empreendimentos, segurança para dispositivos conectados e análises avançadas para melhorar o gerenciamento do uso de aparelhos. Fundada em 2004 na Califórnia, EUA, a empresa prestes a ser comprada tem mais de 3,5 mil clientes, entre os quais estão as operadoras AT&T e SoftBank, a rede McDonald’s, a fabricante automotiva Subaru e a Uber.

Que tipos de iniciativas você acha que vão conseguir impactar o mercado ligado ao conceito de Internet das Coisas? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: