Cientistas aprendem a construir metais melhores congelando ligas no espaço

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas aprendem a construir metais melhores congelando ligas no espaço
Imagem: NASA

Um experimento feito por um grupo de cientistas na Estação Espacial Internacional e que foi divulgado na última quinta-feira (26) revelou que é possível construir metais melhores ao congelar suas ligas em áreas nas quais o efeito da gravidade é mais baixo, como na estação.

De acordo com as informações divulgadas, tais experimentos foram realizados com ligas transparentes que permitiriam observar as microestruturas que se formariam assim que o material atingisse o estado sólido. Essas ligas, que também são conhecidas como “cristais plásticos”, congelam ou solidificam da mesma forma que o metal, dando uma ideia daquilo que poderia ser feito com este.

Foi mencionado ainda que todo esse processo pode ser controlado ao gerenciar o gradiente de temperatura e aplicando o líquido responsável pelo congelamento na parte que gostaria de solidificar, uma técnica que é conhecida como solidificação direcional. Outro detalhe é que o padrão e o tamanho do material utilizado são importantes nesse processo, já que uma estrutura mais fina pode gerar algo mais forte.

A gravidade também está relacionada às características mencionadas acima, mas esse fator reduz bastante em ambientes com pouca gravidade, como na estação espacial.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.