Um espanhol de 37 anos acaba de criar uma das receitas mais incríveis que o mundo da “culinária científica” — se isso ainda não existe, está mais do que na hora de existir — já conheceu. Trata-se de um sorvete que muda de cor de acordo com as lambidas que a pessoa que o está tomando dá. Isso significa que ele pode começar de uma cor e terminar de outra totalmente diferente.

Manuel Linares é o inventor em questão, e segundo o site Sploid, ele é um “físico, engenheiro eletrônico, chef de cozinha e mestre dos sorvetes”. Utilizando uma mistura de frutas e muitos conhecimentos em Química, Linares criou uma receita que pode mudar de cor de acordo com a temperatura e a oxidação — ele afirma que qualquer alimento pode passar por isso se for preparado para tal situação. O nome da criação é bem sugestivo: Xamaléon.

A receita original de Linares é azul-claro antes de ser servida. Pouco antes de os consumidores começarem a tomá-lo, um spray especial é adicionado para que a “magia” aconteça. Em pouco mais de 10 segundos as cores são totalmente modificadas e ele passa a apresentar uma cor muito mais vibrante — em algo que se parece bastante com um rosa/roxo/lilás forte. Com mais lambidas, ainda podem ser vistas outras cores no sorvete.

Linares está aguardando a aprovação de sua patente para que possa começar a distribuir a receita do sorvete “camaleão” para diversos vendedores. Ele ainda informa que está procurando uma forma de fazer com que os seus sorvetes possam ter outras opções, incluindo alguma que reaja às luzes ultravioleta de casas noturnas e uma que mude do branco para o rosa sem a adição de sprays. Você tomaria algum desses sorvetes?

Cupons de desconto TecMundo: