6 apps para ficar em forma sem ir para academia [vídeo]

7 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 6 apps para ficar em forma sem ir para academia [vídeo]

Grande parte dos médicos e professores de educação física gosta de afirmar que o corpo humano foi feito para se movimentar. Nos dias de hoje, no entanto, cada vez mais nós acabamos nos acomodando e aproveitando todas as benesses de uma vida sedentária.

Seja trabalhando o dia inteiro em uma mesa de escritório, jogando video game em casa ou mesmo mexendo no smartphone enquanto fica deitado na cama, o fato é que, nessas horas, um chocolatinho acaba virando o seu melhor amigo – ou pior inimigo.

Comer enquanto ficamos parado pode ser bom, mas o preço é alto: basta ver como crescem os níveis de obesidade da população. E para não fazer exercícios os mais diferentes tipos de desculpas são utilizados, desde a falta de tempo até o preço cobrado pelas academias e demais estabelecimentos esportivos.

Vamos correr! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Esses problemas, no entanto, podem ser superados facilmente por quem tem um pouco de força de vontade e um smartphone sempre à mão. Para provar que isso é possível, o Baixaki e o Tecmundo se juntaram à austríaca Runtastic para mostrar que os exercícios físicos podem ser feitos de forma simples e divertida, sejam eles feitos depois do trabalho, em casa, ou mesmo durante o trajeto entre a sua casa e o escritório. Confira!

Runtastic

Como não poderia deixar de ser, o Runtastic é o carro-chefe da empresa e surge como o principal aplicativo desenvolvido pela companhia homônima. O programa é totalmente voltado ao auxílio e monitoramento de todas as suas atividades de fitness – especialmente a corrida e a caminhada.

Sim, pois há muita gente que acha que andar por aí não é “um exercício de verdade”. Grande erro. E isso inclui mais coisas do que você pode imaginar, como aquela caminhada simples da sua casa até a padaria que fica a poucos quarteirões de distância.

Correndo com o Runtastic (Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Para começar a se exercitar, a primeira coisa a se fazer, após ter o programa em seu aparelho Android ou iOS, é entrar com uma conta. Você pode criar um cadastro na Runtastic ou, se preferir, pode seguir o caminho mais fácil, simplesmente logando com o seu Facebook ou conta Google.

Feito isso, tudo é muito simples. Basicamente, basta ligar o seu GPS, acessar o programa, apertar para que o “evento” seja iniciado –  e começar a andar por aí. O Runtastic acompanha você o tempo todo, monitorando o caminho, o tempo e quantas calorias estão sendo queimadas.

Conferindo os resultados

Após finalizar a sua corrida ou caminhada, o Runtastic permite que você cheque um mapa com o trajeto, veja dados como tempo e velocidade média e guarde essas informações para criar um banco de dados com o seu histórico de exercícios. O bom é que isso tudo pode ser feito na alternativa gratuita do programa.

Correndo pela cidade (Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Contudo, contar com relatórios e ferramentas mais completas é fundamental para que você tire o melhor dos seus exercícios. Por isso, em sua versão pró, o Runtastic traz mais uma enorme gama de ferramentas para que você possa monitorar as suas atividades físicas.

Na opção paga você é capaz de monitorar o seu desempenho após finalizar a sua corrida. Que tal checar em quais zonas do mapa o seu ritmo diminuiu, descobrir a sua velocidade média ou, então, ver o grau de inclinação que você encontrou em um determinado trecho do trajeto?

Nas opções de trajetos você pode carregar caminhos criados e salvos por você ou, por que não, buscar trajetos que foram desenvolvidos por outros usuários e que foram disponibilizados publicamente para que outras pessoas possam utilizá-los.

Aproveitando o Runtastic para os seus outros treinos

Além disso tudo citado acima, o Runtastic também permite que você utilize o app para outras atividades físicas. A lista é grande e conta com opções como futebol, basquete, musculação e até mesmo alternativas mais incomuns, como o biathlon, por exemplo.

Treinos diferenciados (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

As personalizações nesse sentido também trazem boas alternativas. É possível iniciar um treino alternado com períodos de tempo e intensidades diferentes para cada trecho criado dentro da interface do programa.

Depois, tudo isso pode ser conferido no PC. Basta acessar o site do serviço e entrar com a sua conta. Ali ficam sincronizadas e armazenadas todas as informações sobre as suas atividades físicas que foram monitoradas por meio do Runtastic.

Por fim, vale lembrar que, se você curte um bom som, o Runtastic vem com um player de áudio embutido e que dá acesso às músicas gravadas em seu aparelho. Até mesmo audiobooks podem ser comprados para serem ouvidos diretamente no aplicativo.

Conferindo tudo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para ajudar no gerenciamento dessas músicas – e permitir que você crie listas de reprodução personalizadas – é possível baixar outro programa da Runtastic. Trata-se do Runtastic Music, aplicativo criado única e exclusivamente com essa função.

Runtastic Road Bike

Se você não curte caminhar e acha que andar sobre duas rodas é muito melhor, saiba que também há uma opção criada para os amantes das bicicletas. O Runtastic Road Bike inclusive funciona de maneira muito semelhante ao seu irmão “mais velho”, o Runtastic.

Sobre duas rodas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Como não poderia deixar de ser, a diferença aqui é que este programa é voltado à galera que curte andar de bicicleta, seja explorando rodovias ou mesmo seguindo de forma aleatória por ruas da sua cidade.

Com isso, da mesma maneira que você monitora as suas corridas no Runtastic, aqui no Runtastic Road Bike você também pode visualizar mapas, rotas e demais informações sobre os seus exercícios – incluindo informações sobre velocidade e percurso.

Corpo em forma

Caminhar, correr e pedalar pode ser bom para o seu preparo físico, mas buscar também algumas outras alternativas para fazer os músculos do seu corpo “sofrerem” um pouquinho é algo muito interessante para que você fique em forma.

Para tanto, a Runtastic conta com mais algumas opções de programas que vão fazer você suar a camisa. Todos os aplicativos trazem um funcionamento bem parecido, mudando somente o exercício abordado.

Fique mais forte! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A fórmula dos programas também é semelhante, pois todos eles trazem um formato que coloca você para encarar um verdadeiro um desafio pessoal de sempre conseguir se superar. E se você adora competir – nem que seja contra você mesmo –, isso pode ser a chave para que os exercícios não sejam deixados de lado.

Runtastic Squats

Com o Runtastic Squats você começa a trabalhar os membros inferiores. Sim, nós sabemos que correr e pedalar já fizeram as suas pernas tremerem, entretanto, quem quer ficar sarado para fazer sucesso na praia precisa também fazer alguns sacrifícios. Aqui o Runtastic coloca você para fazer agachamentos.

O legal é que o próprio programa monitora o seu treinamento. Para tanto, você deve fazer os exercícios segurando o aparelho na sua frente – tudo sempre sendo demonstrado pelo próprio aplicativo. Após realizar o treinamento “padrão”, você deve cumprir um desafio pessoal, fazendo o maior número de repetições que puder. Quantas será que você consegue? 

Runtastic Sit-Ups

Ter um abdômen forte não é importante somente no aspecto visual, mas também é fundamental para que você tenha costas firmes e possa ter um desempenho ainda melhor na hora em que precisa de equilíbrio para realizar outros exercícios. Aqui a fórmula é a mesma, ou seja, você deve utilizar o aparelho como um guia para realizar as repetições pedidas. Da mesma maneira, desafios pessoais estão ali, prontos para fazê-lo trabalhar o seu abdômen até não aguentar mais.

Runtastic Push-Ups

Quem frequenta academia e gosta de jogar conversa fora entre um treino e outro sabe que a flexão é considerada um dos exercícios mais completos pela galera que gosta de se exercitar. Por isso, ela não poderia ficar de fora dessa seleção.

Siga as instruções (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Aqui, assim como nos outros apps, você encontra treinos escalonados e que ficam com uma demanda de esforço mais difícil com o passar dos dias. Para completar esses exercícios, você deve tocar com o seu nariz na tela do seu aparelho sempre que estiver treinando.

Runtastic Pull-Ups

Se você pode contar com uma barra fixa em alguma praça perto da sua casa ou comprou um daqueles suportes que podem ser colocados nas portas, então chegou a hora de fazer outro exercício supercompleto – e que traz como ênfase a musculatura das costas.

Força! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para tanto, aperte para iniciar o exercício e bote o smartphone no seu bolso. Em seguida, basta começar a treinar. O Runtastic Pull-Ups identificará os movimentos do seu corpo por meio do acelerômetro e, assim, irá acompanhar o exercício.

Além do Runtastic, todos os outros aplicativos podem ser sincronizados com a sua conta no serviço da empresa. Com isso, todos os exercícios são monitorados e podem ser acompanhados diretamente na tela do seu PC. Ou seja, relatórios, fotos que você tirou e comentários sobre os treinamentos estarão sempre disponíveis na internet.

A verdade é que, com opções de aplicativos eficientes e um bom smartphone, não há mais desculpas para quem não faz exercícios físicos. Só não se esqueça de que contar com professores e acompanhamento médico também é muito importante. Então, tenha um bom dia e até a próxima!

Este artigo faz parte de um publieditorial patrocinado pela Runtastic

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.