Sensor bucal detecta se você está fumando ou comendo demais

1 min de leitura
Imagem de: Sensor bucal detecta se você está fumando ou comendo demais

(Fonte da imagem: Divulgação/National Taiwan University)

Sabe aquelas clássicas mentiras que as pessoas costumam contar aos seus dentistas durante os exames de rotina? Um grupo de cientistas da Universidade Nacional de Taiwan pode ter inventado um acessório capaz de invalidá-las em definitivo: um sensor que pode ser colocado em seu dente para registrar em detalhes todas as suas atividades bucais. Em outras palavras, o aparelho é capaz de saber se você está comendo demais, fumando em excesso e fazendo outras práticas proibidas pelo seu médico.

O protótipo do invento foi testado em dentaduras e conseguiu detectar corretamente quando a cobaia estava mascando, fumando, tossindo e falando durante 94% do tempo de uso. De acordo com os pesquisadores, o próximo passo é criar um circuito ainda menor (pequeno o suficiente para ser inserido em uma coroa dental) e capaz de enviar os dados capturados em tempo real através de Bluetooth para um telefone celular.

Além disso, os taiwaneses responsáveis pelo aparelho também pretendem fazer com que o sensor possa reconhecer entre diferentes tipos de alimentos – afinal, por enquanto, mascar um simples chiclete também é detectado pelo sistema como mastigação comum e, consecutivamente, deglutição excessiva por parte do usuário. E você, aceitaria colocar um desses na sua boca?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.