Na madrugada da última quinta-feira (19), uma unidade de testes do foguete Starship da empresa SpaceX, explodiu durante um experimento. O incidente ocorreu em uma das bases da empresa no estado do Texas, nos Estados Unidos, mas não deixou pessoas feridas.
- A Starship estava se preparando para seu décimo voo de testes na base de Brownsville em um estande;
- Em nota, a SpaceX atribui o ocorrido a uma “grande anomalia”, mas garante que todos os seus funcionários estavam seguros;
- O CEO da empresa, Elon Musk, revelou no X que uma das possíveis causas está na falha de um compartimento de pressão utilizado para armazenar nitrogênio;
- Conforme imagens, a espaçonave de testes teria sofrido pelo menos duas explosões consecutivas.
A SpaceX afirma que trabalha com seu time de engenheiros e autoridades locais para investigar o acidente, além de compreender o impacto ambiental causado. Caso a suspeita na falha nesse compartimento de nitrogênio se confirme, seria o primeiro erro desse tipo na Starship, como aponta Musk.
Por que a Starship é tão importante?
No vídeo, é possível ver a gigantesca bola de fogo formada pela explosão da imensa espaçonave. Com mais de 120 metros de altura, a Starship é um dos principais projetos da companhia aeroespacial e tem como objetivo primário enviar humanos para Marte no futuro, um dos sonhos de Elon Musk.
Desde os primeiros testes em abril de 2023, o foguete explodiu em quatro dos nove lançamentos realizados. A NASA espera que no futuro consiga utilizar uma variante da Starship para enviar astronautas ao polo sul da Lua nos próximos três anos.
Para mais informações sobre a SpaceX, fique ligado no site do TecMundo.