Ciência

Céu de junho terá Lua Cheia especial e solstício de inverno

Saiba quais serão os principais eventos astronômicos do mês de junho e como observá-los.

Avatar do(a) autor(a): Nícolas Oliveira

01/06/2025, às 11:00

Atualizado em 02/06/2025, às 14:40

O mês de junho promete ser um mês memorável para os apaixonados pelo céu. Enquanto as temperaturas começam a mudar e os dias se ajustam lentamente à nova estação, o firmamento se encarrega de oferecer seu próprio espetáculo. 

Neste mês, o céu noturno será palco de vários encontros celestes que convidam todos, astrônomos amadores ou apenas curiosos, a voltarem seus olhos para cima. Como destaque astronômico do mês, teremos um evento raro durante uma Lua Cheia e o solstício que marca o início do inverno no sul do planeta

O mês de junho será, portanto, uma oportunidade perfeita para desacelerar, respirar fundo e contemplar o céu em toda a sua majestade. Prepare seus instrumentos de observação ou apenas sua boa vontade para encontrar um bom lugar ao ar livre: os astros farão o resto! 

lua-cheia-de-morango-vista-na-grécia.jpg
Lua de Morango sobre o Templo de Poseidon, na Grécia. Elias Chasiotis. (Fonte: Elias Chasiotis/NASA)

A Lua Cheia da noite do dia 11 de junho será particularmente especial: conhecida como Lua de Morango, a Lua Cheia brilhará na constelação de Ophiuchus, e será a mais alta no céu até o ano de 2043. 

A última Lua nesta altitude no céu ocorreu há 18,6 anos, fenômeno porque, a órbita da Lua é inclinada em 5,1° em relação à eclíptica, e como a eclíptica já é inclinada 23,4° em relação ao equador celeste, a Lua pode ir até +28,7° ao norte ou −28,7° ao sul no céu.

A chegada do inverno no hemisfério sul (e do verão no hemisfério norte) ocorrerá no dia 20 de junho, mais especificamente às 23h42 da noite, no horário de Brasília. Neste dia que marca o solstício de inverno, o Polo Norte da Terra estará inclinado em direção ao Sol de tal maneira que, visto da superfície, o Sol terá atingido sua posição mais ao norte no céu e estará diretamente sobre o Trópico de Câncer, a 23,44 graus de latitude norte. Este será o dia mais curto do ano no sul do planeta e o mais longo na parte norte do globo.

imagem-mostra-a-posição-do-sol-durante-as-estações-do-ano.jpg
Posição do Sol durante os equinócios e solstícios. (Fonte: Marcella Giulia Pace & Giuseppe De Donà)

Aplicativos de observação astronômica como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium são ótimos aliados na identificação de constelações e outros objetos no céu!

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de junho de 2025

  • 01/06 – Conjunção entre a Lua e Marte 
  • 03/06 – Lua em Quarto Crescente 
  • 08/06 – Conjunção entre Júpiter e Mercúrio 
  • 11/06 – Lua Cheia de Morango 
  • 18/06 – Lua em Quarto Minguante 
  • 19/06 – Conjunção entre a Lua e Saturno 
  • 20/06 – Solstício de Junho 
  • 25/06 – Lua Nova 
  • 27/06 – Conjunção entre a Lua e Mercúrio 
  • 29/06 – Ocultação lunar de Marte

Céus limpos e boas observações!

Fique sempre atualizado os todos os espetáculos astronômicos, aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar o calendário astronômico de junho em suas redes sociais. Até mais!


Avatar do(a) autor(a): Nícolas Oliveira

Por Nícolas Oliveira

Especialista em Especialista