Nova máquina de reconhecimento de DNA da NEC deixa CSI no chinelo

1 min de leitura
Imagem de: Nova máquina de reconhecimento de DNA da NEC deixa CSI no chinelo

(Fonte da imagem: Reprodução/PCWorld)

Nas séries da franquia policial CSI, analisar amostras de DNA, obter resultados precisos e fazer outras maravilhas com equipamentos forenses são comuns, mas a realidade é outra: esses aparelhos são caros, pouco portáteis e levam algum tempo até dizer a quem pertence o material analisado.

Mas a NEC quer trazer a eficiência e velocidade desses testes da ficção para a realidade: a empresa prometeu um sensor para 2014 que tem o tamanho de uma mala de viagem, pesa 35 kg e fornece resultados em até 25 minutos.

Conectada a vários bancos de dados de DNA espalhados pelo mundo, a máquina requer apenas uma amostra, que pode estar em algodão ou frascos específicos para sangue. O produto é praticamente um laboratório portátil, já que ele extrai sozinho o código genético de amostras, amplifica a cadeia e a separa para fazer a comparação no sistema.

Velocidade e portabilidade são as chaves do projeto. (Fonte da imagem: Reprodução/PCWorld)

Além de ajudar a resolver crimes, esses aparelhos seriam usados para reconhecer vítimas de desastres naturais, como terremotos e tsunamis. A empresa pretende vender cada sensor por US$ 120 mil (pouco mais de R$ 240 mil), inicialmente apenas para departamentos de polícia e outros órgãos de investigação.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.