App de celular ajuda a controlar a frequência cardíaca com música

1 min de leitura
Imagem de: App de celular ajuda a controlar a frequência cardíaca com música

(Fonte da imagem: Reprodução/New Scientist)

Poucas coisas são tão importantes durante um exercício quanto manter sua frequência cardíaca sempre em ordem. Isso pode ser um fator determinante para a performance e as respostas que o corpo dá ao longo da rotina de exercícios.

Tendo isso como foco, uma equipe de pesquisa da Universidade de Virgínia desenvolveu um sistema capaz de controlar a frequência cardíaca usando apenas músicas selecionadas. O sistema funciona por meio de um aplicativo que transforma as informações captadas em recomendações musicais capazes de ajudar a controlar a frequência de batimentos do coração.

Para isso, o sistema funcionaria de maneira integrada a fones de ouvido que trazem um microfone para captar os batimentos cardíacos ao longo dos exercícios físicos. O app também funcionaria em conjunto com o acelerômetro do aparelho para monitorar a velocidade de movimentação do corpo e adaptar as recomendações conforme o estilo de atividade.

Outro ponto analisado é o clima e a temperatura ambiente, entre outros, para ajudar a determinar o melhor ritmo para o seu coração.

Fonte: New Scientist

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.