Cura para vício em heroína e morfina pode ter sido encontrada

1 min de leitura
Imagem de: Cura para vício em heroína e morfina pode ter sido encontrada

A pesquisa abriu novos caminhos quanto à ação de algumas substâncias no cérebro (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Cientistas podem ter encontrado uma forma de bloquear os efeitos viciantes da heroína e da morfina. A boa notícia foi divulgada pela Universidade de Adelaide, que ainda anunciou que pesquisadores da instituição, juntamente com outros cientistas da Universidade do Colorado, haviam descoberto o mecanismo-chave do sistema imunológico que amplificaria a dependência em drogas opioides.

Com isso, os pesquisadores também encontraram meios que auxiliariam a bloquear a dependência, mas sem tirar o efeito da morfina de aliviar a dor, por exemplo — especialmente por essa substância ser de grande importância em tratamentos hospitalares.

A chave para bloquear o vício

A solução encontrada pela pesquisa denomina-se “(+)-naloxona”, uma droga que “desligaria automaticamente” o vício. Segundo o que foi apresentado pelos especialistas, tal substância tiraria os comportamentos associados à dependência, como evitar que o corpo realize a produção de dopamina — substância química responsável por fornecer a sensação de “recompensa” da droga.

Ainda de acordo com os cientistas, os estudos mostraram que tanto o sistema nervoso central como o imunológico desempenham papéis importantes na criação do vício, mas, ao bloquear apenas a resposta imunológica no cérebro, é possível evitar a dependência causada pelas drogas opioides.

Todos os detalhes e resultados da pesquisa serão publicados no Journal of Neuroscience, mostrando como o estudo poderia auxiliar na criação de novas fórmulas que ajudem pacientes com dor e ao mesmo tempo ajudem viciados em heroína a superar a dependência. Os pesquisadores também afirmam que os estudos clínicos podem acontecer dentro dos próximos 18 meses.

Fonte: Universidade de Adelaide

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.