Como a Terra ficará quando o Sol morrer? Estudo revela fim apocalíptico

2 min de leitura
Imagem de: Como a Terra ficará quando o Sol morrer? Estudo revela fim apocalíptico
Imagem: Getty Images

Em um novo artigo publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, um grupo de pesquisadores descreve qual será o destino de alguns corpos celestes do Sistema Solar quando o Sol estiver morrendo, incluindo a Terra.  

Afinal, o que será que poderia acontecer se o Sol deixasse de funcionar como é atualmente? A explicação pode ser mais simples do que você imaginava.

Outros estudos científicos já comentaram sobre a possibilidade da morte do Sol, que deve ocorrer daqui a aproximadamente 5 bilhões de anos — ufa, estamos salvos. No melhor dos cenários, a Terra não seria completamente destruída na ocasião, mas também não existiria mais nenhum tipo de vida no planeta.

Antes de se transformar em uma anã branca, o Sol passará pelo fim do seu combustível interno de hidrogênio e expandirá até chegar no ponto de gigante vermelha. O objetivo dos cientistas é justamente entender o que pode acontecer com asteroides, luas e planetas que estão próximas de uma anã branca. A conclusão deles é que o destino desses corpos celestes será em um fim violento e apocalíptico.

"O simples fato de podermos detectar detritos de asteroides, talvez luas ou até mesmo planetas girando em torno de uma anã branca a cada duas horas é bastante alucinante, mas nosso estudo mostra que o comportamento desses sistemas pode evoluir rapidamente, em questão de alguns anos. Embora pensemos que estamos no caminho certo nos nossos estudos, o destino destes sistemas é muito mais complexo do que alguma vez poderíamos ter imaginado", disse um dos autores do artigo e professor da Universidade de Warwick (Inglaterra), Boris Gaensicke.

A morte do Sol e o nascimento de uma anã branca

A probabilidade de uma anã branca passar perto da Terra é praticamente nula, mas se isso acontecesse, nosso planeta azul seria rasgado em pequenos pedaços. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados de estrelas coletados durante 17 anos, incluindo informações de três anãs brancas que se comportavam de forma diferente do habitual.

Provavelmente, a humanidade deixará de existir antes do Sol se transformar em uma anã branca e devorar a Terra.Provavelmente, a humanidade deixará de existir antes do Sol se transformar em uma anã branca e devorar a Terra.Fonte:  Dr Mark Garlick / The University of Warwick / Royal Astronomical Society 

As estrelas anãs brancas estudadas são chamadas cientificamente de ZTF J0328-1219, ZTF J0923+4236 e WD 1145+017. Conforme os pesquisadores explicam em um comunicado, a notícia mais triste é que a Terra seria provavelmente engolida pelo Sol em expansão para gigante vermelha, antes mesmo de se transformar em uma anã branca.

"A natureza imprevisível destes trânsitos pode enlouquecer os astrônomos — num minuto eles estão lá, no minuto seguinte desaparecem. E isto aponta para o ambiente caótico em que se encontram. Para o resto do sistema solar, alguns dos asteroides localizados entre Marte e Júpiter, e talvez algumas das luas de Júpiter, podem ser desalojados e viajar perto o suficiente da eventual anã branca para sofrerem o processo de destruição que investigamos", Gaensicke acrescenta.

Gostou do conteúdo? Fique atualizado com mais estudos sobre astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender como encontrar sistemas planetários em zonas habitáveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.