Nova foto do buraco negro da Via Láctea mostra campos magnéticos espirais

Imagem de: Nova foto do buraco negro da Via Láctea mostra campos magnéticos espirais
Imagem: Fonte da imagem: EHT Collaboration

Quando os cientistas do Telescópio do Horizonte de Eventos (EHT na sigla em inglês) revelaram pela primeira vez a imagem de Sagitário A* (Sgr A*), o buraco negro do centro da nossa galáxia, em 2022, a primeira impressão foi de que o objeto equivalente a quatro milhões de sóis era muito parecido com o M87, o primeiro buraco negro a ser fotografado, embora este seja pelo menos mil vezes maior e mais massivos que o "nosso".

Os próprios astrônomos começaram a se perguntar se haveria algumas características comuns, além da aparência, entre os dois gigantes devoradores de luz. Para isso, decidiram conduzir um estudo especial do Sgr A*, usando luz polarizada. Isso significa equipar os oito telescópios da colaboração com filtros para observar a radiação emitida pelo objeto em diferentes direções de vibração da luz.

Embora filtrar a luz de um buraco negro para que apenas uma direção de vibração passe possa parecer simples, é uma tarefa dificílima, pois o gás ionizado só orbita o objeto por minutos. Como as partículas desse plasma giram em volta das linhas do campo magnético, estas estruturas se modificam velozmente durante a gravação das ondas de rádio.

Como ficou a "nova foto" do buraco negro da Via Láctea?

Os resultados da pesquisa, publicados em dois estudos na The Astrophysical Journal Letters, revelou que o Sgr A* tem uma estrutura espiral de campos magnéticos poderosos em seu entorno. Quando observada pela primeira vez em luz polarizada, a imagem do buraco negro se mostrou muito parecida com a do M87*, até mesmo com a presença de um jato de plasma, porém não poderoso quanto o de seu "irmão maior".

Apesar das diferenças de tamanhos gritantes entre os dois buracos negros observados, parece que a física em torno desses gigantes escala muito bem, dizem os autores em um comunicado, o que prenuncia uma ferramenta capaz de interpretar o comportamento desses monstrengos cósmicos, dando inclusive dicas do que procurar.

"Com uma amostra de dois buracos negros — com massas muito diferentes e galáxias hospedeiras muito diferentes — é importante determinar no que eles concordam e discordam", destaca a coautora Mariafelicia De Laurentis, física da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália.

Aplicações da imagem polarizada do buraco negro Sgr A*

Os campos magnéticos dos dois buracos negros, M87* (esquerda) e Sgr A* (direita) revelados pela luz polarizada.  Fonte da imagem: EHT Collaboration Campos magnéticos dos buracos negros M87* (esquerda) e Sgr A* (direita).

Para o pós-doutorando do Centro de Astrofísica da Harvard & Smithsonian (CfA), Paul Tiede, ter conseguido obter uma imagem polarizada de Sgr A*, além de emocionante, aumenta o desafio da dinâmica dos campos magnéticos que envolvem esses objetos gigantescos.

A expectativa dos autores é que, com a evolução da tecnologia, mais segredos dos buracos negros possam ser revelados. Tiede confessa que eles não esperavam obter a imagem, uma vez que o seu modelo previa "campos magnéticos altamente turbulentos", mas o Sgr A* mostrou-se "muito mais calmo".

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos que também gostam de astronomia!