Nova ou Supernova? Explosão única será visível a olho nu em 2024

2 min de leitura
Imagem de: Nova ou Supernova? Explosão única será visível a olho nu em 2024
Imagem: Getty Images

Segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), os entusiastas da astronomia poderão observar um grande evento astronômico ainda em 2024; trata-se de uma nova, um fenômeno semelhante a uma supernova. Os cientistas apontam que a estrela T Coronae Borealis (T CrB), também chamada de 'Estrela Fulgurante', pode passar por uma grande explosão nos próximos meses.

Saiba mais: Cientistas detectam suposta supernova que quase destruiu o Sistema Solar

Assim como os seres humanos, as estrelas também têm um tempo de vida finito. Após esgotar seu combustível, um objeto estelar se expande até se tornar uma gigante vermelha e, ao acabar os outros elementos químicos restantes em sua composição, ela se transforma em uma anã branca. A partir dessa etapa, ela se comprime até causar uma explosão em todo o universo que pode, ou não, ser observada a olho nu da Terra.

O grande diferencial entre uma nova e uma supernova é que a nova não explode completamente, após uma reação termonuclear, ela pode continuar como uma estrela anã branca e provocar mais explosões.

Nova ou SupernovaA animação apresenta os efeitos de uma nova após a explosão.Fonte: NASA’s Goddard Space Flight Center

É o caso da estrela T Coronae Borealis, que sofreu a última explosão em meados de 1946. Os dados astronômicos sugerem que a próxima reação explosiva ocorrerá até setembro de 2024 — ou seja, não vai demorar muito.

“Esta nova recorrente é apenas uma das cinco em nossa galáxia. Isso acontece porque T CrB é um sistema binário com uma anã branca e uma gigante vermelha. As estrelas estão suficientemente próximas para que, à medida que a gigante vermelha se torna instável devido ao aumento da temperatura e pressão e começa a ejetar as suas camadas exteriores, a anã branca recolhe essa matéria na sua superfície”, a NASA destaca.

Nova: T Coronae Borealis

A estrela em questão está localizada em um sistema estelar a aproximadamente 3 mil anos-luz de distância da Terra, caracterizado por sua magnitude +10. Isso significa que a região espacial é muito escura para observar a T CrB a olho nu, mas a explosão deixará o sistema com a magnitude +2 e permitirá a observação.

A NASA explica que quando a explosão da nova atingir seu pico, os entusiastas poderão observá-la a olho nu durante alguns dias; com a utilização de telescópios ou binóculos, será possível visualizar a estrela por mais de uma semana. Além dos fãs de astronomia, o evento também será significativamente importante para a observação dos cientistas, pois eles estudarão mais de perto os processos da reação de uma nova.

“Esta poderia ser uma oportunidade única de observação, já que a explosão da nova só ocorre a cada 80 anos… A atmosfera rasa e densa da anã branca aquece eventualmente o suficiente para causar uma reação termonuclear descontrolada — que produz a nova que vemos da Terra”, a NASA acrescenta.

Gostou do conteúdo? Fique sempre atualizado com mais curiosidades sobre astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para saber mais sobre o fim explosivo da vida das estrelas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.