Imagem de: Como o Papai Noel entrega todos os presentes no Natal? A física quântica pode explicar
Imagem: Getty Images

O Papai Noel é um dos maiores símbolos do Natal. Não é à toa que quando vivemos o período da infância, não tínhamos dúvidas de que o bom velhinho barbudo existia de fato. Quando crescemos, descobrimos que ele não existe.  Afinal, como o Noel faria para entregar bilhões de presentes para crianças em todos os cantos do mundo?

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um relatório publicado em 2022 sugere que existem aproximadamente 68 milhões de pessoas com menos de 18 anos — o número aumenta para bilhões em todo o planeta. Se retirarmos da lista aqueles que não se comportaram bem durante o ano, ainda devem sobrar milhões de crianças. Ou seja, fisicamente, é um trabalho impossível.

Segundo o autor do livro 'The Physics of Christmas: From the Aerodynamics of Reindeer to the Thermodynamics of Turkey', Roger Highfield, o Papai Noel deveria realizar cerca de 850 milhões de paradas para entregar os presentes na noite de 24 de dezembro. Seria impossível entregar tudo em apenas 24 horas. Mas ele afirma que a física quântica poderia ajudá-lo a completar essa árdua missão.

“Só porque ninguém o viu, não significa que ele não exista. Talvez a razão pela qual o Papai Noel nunca tenha sido visto seja porque, pelo menos naquela noite, ele se comporta como um fenômeno quântico. Na mecânica quântica, o princípio da incerteza de Heisenberg nos diz que se conhecermos bem uma variável, não poderemos saber exatamente a outra. Sabemos a que velocidade o Papai Noel estará viajando, mas não sua posição”, disse o doutor em física experimental de altas energias, Daniel Tapia, em entrevista ao BBC Mundo.

Como o Papai Noel entrega todos os presentes?

Conforme Highfield explica em seu livro, o Noel precisaria viajar a 300 mil quilômetros por segundo para garantir a entrega de todos os presentes, ou seja, cerca de 6 mil vezes a velocidade do som; na física clássica, isso seria impossível. No entanto, se o velhinho entrar em um estado de superposição quântica, seria possível fazer a felicidade de todas as crianças no mundo, pois existiriam diversos ‘Noeis’ entregando presentes ao mesmo tempo.

O Papai Noel poderia utilizar a física quântica, o conceito da relatividade geral de Albert Einstein ou uma grande operação logística para entregar todos os presentes.O Papai Noel poderia utilizar a física quântica, o conceito da relatividade geral de Albert Einstein ou uma grande operação logística para entregar todos os presentes.Fonte:  Getty Images

Segundo professor de mecânica e engenharia aeroespacial, Larry Silverberg, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, outra teoria sugere que o Pai Noel poderia controlar o espaço-tempo. Por exemplo, ele poderia criar uma 'nuvem' baseada na relatividade geral de Albert Einstein, onde o tempo seria completamente diferente. Dentro dessa nuvem, o tempo passaria muito mais devagar, permitindo que o Noel entregasse presentes ao longo de muitos meses. Fora da nuvem, o tempo seguiria normalmente e seria apenas o dia de Natal.

Se deixarmos as teorias quânticas e da física tradicional de lado, o Papai Noel também poderia realizar uma grande operação logística. "Aconselhamos a ele utilizar a tecnologia mais avançada e a pedir ajuda aos seus elfos. Não é um trabalho que se possa fazer sozinho", disse o chefe de relações públicas da empresa de entregas UPS, Jim Daniell, em mensagem ao BBC Mundo.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais novidades sobre ciência e tecnologia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender como o LIGO tem novos métodos para testar a teoria geral da relatividade de Einstein.