‘Esterco de vaca’ é transformado em combustível de foguete espacial no Japão

2 min de leitura
Imagem de: ‘Esterco de vaca’ é transformado em combustível de foguete espacial no Japão
Imagem: Interstellar Technologies

Recentemente, a startup espacial japonesa Interstellar Technologies Inc (IST) conseguiu realizar o primeiro teste eficaz de um protótipo de motor de foguete capaz de ser abastecido com 'esterco de vaca'. O combustível ecológico foi desenvolvido em parceria com a empresa japonesa Air Water Group; trata-se de um derivado de esterco de vacas-leiteiras coletado em fazendas da região.

Em um porto espacial em Hokkaido, no Japão, a companhia realizou um teste de fogo estático com o combustível. É importante destacar que os cientistas não utilizaram o esterco de vaca em si, na realidade, eles extraem gás biometano líquido (LBM) a partir das fezes — o produto resultante é utilizado para alimentar o motor Cosmos. O objetivo da companhia é utilizá-lo em seu foguete em desenvolvimento, chamado de Zero.

Em palavras mais simples, a Air Water Group é responsável por converter o gás do esterco bovino em LBM. A companhia afirma que além de ser um método ecologicamente correto, o biometano líquido tem baixo custo, melhor desempenho e menor impacto ambiental. Nos últimos anos, o metano tem sido extensamente estudado para ser utilizado por agências e empresas privadas espaciais, como a SpaceX.

"Estamos fazendo isso não apenas porque é bom para o meio ambiente, mas porque pode ser produzido localmente, é muito econômico e é um combustível com alto desempenho e alta pureza. Não acho que seja um exagero assumir que isso será replicado... em todo o mundo. Somos a primeira empresa privada a fazer isso", disse o CEO da Interstellar Technologies, Takahiro Inagawa, em um comunicado oficial.

Esterco de vaca em foguetes

No experimento realizado na última quinta-feira (14), o motor expeliu chamas nas cores azul e laranja que chegaram a se espalhar por até 15 metros para uma porta aberta no hangar de testes. O objetivo da Interstellar Technologies é utilizar o combustível para abastecer foguetes destinados a lançar satélites ao espaço.

A ilustração acima apresenta detalhes do motor Cosmos, da Interstellar Technologies.A ilustração acima apresenta detalhes do motor Cosmos, da Interstellar Technologies.Fonte:  Interstellar Technologies Inc 

A utilização do esterco para a produção de LBM pode auxiliar significativamente na redução do metano na Terra, um dos gases que contribui para as mudanças climáticas. O biometano está sendo produzido a partir de esterco coletado por agricultores locais, em diversas fazendas de produção de leite da região.

"Estou entusiasmado em pensar que os dejetos das nossas vacas poderiam ser usados para fazê-los [foguete] voar. Precisamos descartar e utilizar adequadamente o estrume. Também acho que o governo e a sociedade deveriam olhar mais seriamente para a importância da energia natural renovável e incentivar a sua produção", disse um dos agricultores que fornece esterco, Eiji Mizushita.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia e sustentabilidade aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender o que são as Greentech, 'startups verdes', e por que se tornaram valiosas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.