Como soavam os rugidos dos dinossauros; ouça agora!

2 min de leitura
Imagem de: Como soavam os rugidos dos dinossauros; ouça agora!
Imagem: Getty Images

Como eram os rugidos dos dinossauros? A resposta a essa pergunta é totalmente improvável, uma vez que não é possível captar os sons do passado. Além disso, as estruturas produtoras dos sons daqueles animais são geralmente “tecidos moles ou tecidos duros menos resilientes”, explicou o paleontólogo Michael Habib em um episódio do podcast Unexplainable. Resumindo: músculos e cartilagens não fossilizam.

O máximo que podemos obter atualmente, aquele rugido assustador do Tyrannosaurus rex do filme Jurassic Park, provavelmente não é realista, pois é um mix de vários animais como tigres, leões, coalas, burros, golfinho e elefantes. Tudo isso, menos um som do grupo Sauropsida, que evoluiu para répteis e aves.

Quando confrontado sobre as evidências científicas de que um T. rex jamais poderia se parecer com um jumento, o designer de som de Jurassic Park, Gary Rydstrom, que também fez os sons de Indiana Jones e O Exterminador do Futuro, deu uma resposta cristalina: — “É um filme”, lembrou.

Para que teorizar sobre o som produzido pelos dinossauros?

De acordo com o apresentador do podcast, Noam Hassenfeld, a opinião dos cientistas com os quais ele conversou foram unânimes em reconhecer que descobrir como soavam os dinossauros é uma questão importante. O som não apenas mostra como os animais antigos se comunicavam, mas também como se moviam e viviam.

Uma das linhas de pesquisa para descobrir como seria a voz real de um dinossauro, diz Habib, é analisar os descendentes deles ainda vivos. Os crocodilianos, por exemplo, emitem ruídos graves, o que um T. rex talvez tenha feito no final do Cretáceo. Só que, nesse caso, o dinossauro não teria aberto sua bocarra, pois os crocodilianos emitem seu ronco grave de boca fechada.

Em dezembro de 2017, a paleontóloga Julia Clarke fez uma demonstração desse som assustador na BBC, baixando o som distante de um crocodilo, para simular como um T. rex poderia ter soado (veja vídeo acima).

Afinal, como era o som do T. rex?

Embora os crocodilos sejam um bom ponto de partida para simular sons do T. rex, diz Clarke, é bom lembrar que são pássaros os descendentes diretos dos dinossauros. E isso acrescenta um dado mais assustador, pois os pássaros têm um órgão vocal único: a siringe, localizado no fundo do peito, perto do coração.

Se os cientistas um dia confirmassem que os dinossauros tinham siringes, isso ampliaria as possibilidades sonoras, pois esse órgão tem duas aberturas que, teoricamente, permitiram que os dinossauros fizessem uma espécie de dueto com eles mesmos, afirma Habib.

Nesse esforço para tentar recriar que os dinossauros faziam há 75 milhões anos, cientistas dos Laboratórios Nacionais Sandia e do Museu de História Natural e Ciência do Novo México, nos EUA, reproduziram o terrível som de baixa frequência do T. rex, usando tomografia computadorizada e computadores poderosos. O resultado foi publicado na rede social X, e tem mais de 9 milhões de visualizações (audições).

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades como essa aqui no TecMundo e aproveite para saber também como o ar respirado pelos dinossauros pode dar pistas para exoplanetas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.