#AstroMiniBR: a Galáxia de Andrômeda vista no infravermelho!

Imagem de: #AstroMiniBR: a Galáxia de Andrômeda vista no infravermelho!
Imagem: Subaru Telescope (NAOJ), Hubble Space Telescope Mayall 4M Telescope (KPNO, NOAO), Digitized Sky Survey, Spitzer Space Telescope

Toda semana, o TecMundo e o #AstroMiniBR reúnem as curiosidades astronômicas mais relevantes produzidas pelos colaboradores do perfil no Twitter para disseminar o conhecimento de uma das ciências mais antigas do mundo, - a astronomia!

#1: Andrômeda no infravermelho!

A Galáxia de Andrômeda (M31) é uma imponente e majestosa espiral localizada a aproximadamente 2,5 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Andrômeda. Com um diâmetro estimado de cerca de 220.000 anos-luz, essa nossa vizinha galáctica é uma das maiores e mais brilhantes galáxias do Grupo Local.

Ao observarmos a Galáxia de Andrômeda através de filtros infravermelhos, adentramos um mundo cósmico oculto aos nossos olhos no espectro visível. Os filtros infravermelhos revelam uma série de características fascinantes que não são prontamente visíveis em outras faixas do espectro eletromagnético.

Uma das mais notáveis características dessas observações é a presença de nuvens escuras de poeira interestelar, que normalmente obscurecem regiões de formação estelar ativa, mas que se tornam translúcidas sob a visão infravermelha. Essas nuvens são os berçários estelares da galáxia, onde o nascimento de novas estrelas ocorre de maneira espetacular.

Além disso, os filtros infravermelhos nos permitem penetrar as densas regiões centrais da galáxia, onde se esconde o buraco negro supermassivo e diversos aglomerados estelares que oferecem informações cruciais sobre a dinâmica e evolução do núcleo galáctico.

#2: O são halos galácticos?

Nem só de estrelas e poeira são feitas as galáxias! Halos galácticos são vastas regiões periféricas que circundam as galáxias, compostos essencialmente por um gás tênue extremamente quente e matéria escura, sendo esta última a constituinte de maior parcela nessas estruturas, sendo fundamental para a estabilização e coesão dessas enormes ilhas gravitacionais.

Diversas observações detalhadas têm sido conduzidas através de diferentes técnicas para detectar os halos galácticos, como, por exemplo, o estudo de espectros de absorção, que permite aos astrônomos investigar a presença de gás em diferentes comprimentos de onda. Outra abordagem crucial envolve a utilização de simulações computacionais avançadas, que ajudam os astrônomos a modelar a formação e evolução dessas estruturas em escalas cosmológicas.

#3: Uma vizinha galáctica anã!

Nem só de belas espirais e elípticas vive o esplendor das galáxias! A Galáxia de Barnard, uma das vizinhas mais próximas da Via Láctea, há muito tempo tem fascinado astrônomos e entusiastas do espaço.

Localizada a cerca de 1 milhão de 600 mil anos-luz de distância na constelação de Sagitário, essa galáxia é um tesouro celestial que oferece insights valiosos sobre a formação e evolução das galáxias. Trata-se de uma galáxia anã irregular semelhante à Pequena Nuvem de Magalhães com cerca de 7.000 anos-luz de diâmetro.

Na imagem acima, as estrelas mais brilhantes em primeiro plano pertencem a nossa Via Láctea, com uma aparência pontiaguda. Atrás delas, a Galáxia de Barnard é vista cheia de jovens estrelas azuis e manchada com o revelador brilho rosado de hidrogênio das regiões de formação de estrelas nesta imagem composta de cores profundas.

#4: A complementaridade de observações astronômicas

Para compreender os mistérios do Universo, astrônomos empregam uma abordagem colaborativa e inovadora: a combinação de observações astronômicas de diversos telescópios.

Ao unir os dados coletados por diferentes instrumentos espalhados pelo globo terrestre e até mesmo no espaço, os pesquisadores conseguem obter resultados mais robustos e abrangentes, ampliando a quantidade de detalhes e fenômenos capazes de serem captados.

A cooperação entre observatórios também contribui para a validação e a verificação cruzada dos dados, fator essencial para a obtenção de resultados confiáveis. Através da análise comparativa, os astrônomos podem eliminar vieses e incertezas inerentes aos instrumentos individuais, garantindo que as descobertas e a descrição dos mecanismos que regem o Cosmos sejam consistentes.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais outras curiosidades astronômicas aqui no TecMundo!