Cometa visível a olho nu tem a aparência da nave Millenium Falcon; veja

2 min de leitura
Imagem de: Cometa visível a olho nu tem a aparência da nave Millenium Falcon; veja
Imagem: GettyImages

Recentemente, um cometa chamado 12P/Pons-Brooks pôde ser observado por astrônomos amadores e profissionais em todo o mundo. A próxima passagem próximo do planeta Terra acontecerá em junho de 2024, quando os entusiastas poderão visualizar mais uma vez o objeto cósmico com a curiosa aparência da nave Millenium Falcon.

No dia 20 de julho, o cometa passou por uma explosão que aumentou seu brilho em até 100 vezes. A reação fez com que o objeto cósmico ficasse parecido com o formato de uma ferradura, semelhante a Millenium Falcon, a espaçonave mais famosa da franquia Star Wars.

Os cientistas explicam que o 12P/Pons-Brooks orbita o Sol a cada 71 anos, descoberto pela primeira vez em 1812. Eles disseram ser possível observá-lo por olho nu, contudo, afirmam que a utilização de um telescópio ou até de um binóculos pode aumentar o campo de visão e melhorar a observação.

A explosão deve ter liberado aproximadamente 10 bilhões de quilogramas de poeira e gelo espacial.A explosão deve ter liberado aproximadamente 10 bilhões de quilogramas de poeira e gelo espacial.Fonte:  Reprodução/Comet Chasers/Faulkes Telescope Project/Las Cumbres Observatory/Reuters/Insider 

"Deve ser visível, é garantido que ficará muito mais brilhante, apenas da maneira normal, todos os cometas ficam muito mais brilhantes. O que também poderia fazer é ter uma explosão durante o eclipse", disse o associado da British Astronomical Association, Richard Miles, em entrevista ao Business Insider.

Cometa Millenium Falcon

Para quem não conseguiu participar da observação no dia 20 de julho, o cometa viajará milhões de quilômetros para se tornar visível novamente no dia 2 de junho de 2024. Os astrônomos ficaram contentes com a observação, porém, eles explicam que não sabem o motivo específico do 12P/Pons-Brooks ter iniciado o brilho tão intenso nas últimas semanas.

Originalmente, a observação foi realizada pelo astrônomo Elek Tamás, do Observatório Harsona, na Hungria, mas foi confirmada por outros observatórios espaciais. Originalmente, a observação foi realizada pelo astrônomo Elek Tamás, do Observatório Harsona, na Hungria, mas foi confirmada por outros observatórios espaciais. Fonte:  Reprodução/Comet Chasers/Faulkes Telescope Project/Las Cumbres Observator 

De acordo com Miles, pode ser que exista um vulcão de gelo ativo na superfície do cometa e, talvez, esse seja o motivo do aumento repentino do brilho. Para os cientistas, a teoria pode ajudar a explicar como a água chegou na Terra e, possivelmente, como ajudou a espalhar a 'fagulha' da vida; a ideia já é teorizada há alguns anos.

“É uma ideia revolucionária que você tenha líquido dentro de um cometa e os cientistas, por décadas, nunca chegaram a um acordo com isso. Quando você vê esse cometa fazer o que está fazendo, não pode realmente explicar sem dizer 'além de sólidos e gases, há líquidos dentro do cometa fazendo com que ele se comporte dessa maneira muito incomum”, disse Miles durante a entrevista.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.