Imagem de: Veganos causam apenas 30% do impacto ambiental de dietas ricas em carne, diz estudo
Imagem: Getty Images

Há alguns anos, cientistas em todo o mundo começaram a notar que a produção internacional de carne impacta diretamente no meio ambiente; um problema que pode afetar a vida das pessoas em um futuro próximo. Em um novo estudo publicado na revista científica Nature Food, uma equipe de pesquisadores do Reino Unido descobriu que dietas com menos consumo de carne podem ajudar a reduzir o impacto no meio ambiente.

Com base em dados alimentares de 55 mil pacientes do Reino Unido, a equipe analisou e associou o que eles comeram e beberam durante 12 meses. Assim, os participantes foram classificados em até seis grupos de diferentes dietas: veganos, vegetarianos, dietas baseadas em peixes, e dietas de baixo, médio e alto consumo de carne.

Após dividir os participantes em grupos, os cientistas associaram os dados a cinco medidas que causam impacto ambiental em 57 mil alimentos, são elas: emissões de gases de efeito estufa, uso da terra, uso da água, poluição da água e perda de biodiversidade.

O estudo sugere que a dieta vegana é a que menos causa impacto no meio ambiente.O estudo sugere que a dieta vegana é a que menos causa impacto no meio ambiente.Fonte:  GettyImages

Foram analisados mais de 20 anos de dados coletados dos participantes, reutilizados de outro estudo sobre câncer e nutrição.

"Nossas escolhas alimentares têm um grande impacto no planeta. Dados de seleção seletiva de alimentos à base de plantas de alto impacto ou carne de baixo impacto podem obscurecer a clara relação entre alimentos de origem animal e o meio ambiente”, disse o principal autor do estudo, Peter Scarborough, associado do projeto Pecuária, Meio Ambiente e Pessoas (LEAP), em comunicado oficial.

Carne e impacto ambiental

Para os cientistas, um dos resultados mais impressionantes é que a dieta vegana tem apenas 30% do impacto ambiental total causado por dietas com alto consumo de carne. Inclusive, este é considerado o primeiro estudo que faz uma relação direta entre dietas alimentares e os cinco impactos mais comuns no meio ambiente.

Segundo o estudo, uma dieta rica em carnes produz 10,24 quilos em emissões de gases do efeito estufa por dia, requer 16,78 metros quadrados de terra por pessoa, 890 litros de água por dia e contribui para a perda de 3,69 espécies por dia. Com números muito reduzidos, dieta vegana produz 2,47 quilos de gases por dia, requer 4,37 metros quadrados, 410 litros de água e contribuiu para a perda de 1,12 espécies.

“Nossos resultados, que usam dados de mais de 38.000 fazendas em mais de 100 países, mostram que as dietas com alto teor de carne têm o maior impacto em muitos indicadores ambientais importantes, incluindo mudanças climáticas e perda de biodiversidade. Reduzir a quantidade de carne e laticínios em sua dieta pode fazer uma grande diferença em sua pegada alimentar”, acrescenta Scarborough.

Mantenha-se atualizado sobre tecnologia e saúde aqui no TecMundo.