Stephen Hawking: último trabalho do físico é revelado por colega

Imagem de: Stephen Hawking: último trabalho do físico é revelado por colega
Imagem: Getty Images

No dia em que o brilhante físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking recebeu pela primeira em seu laboratório o belga Thomas Hertog, da Universidade KU Leuven, não sabia que o encontro resultaria em uma longa parceria e também uma grande amizade.

Mesmo com o avanço da doença degenerativa de Hawking que dificultava a sua capacidade de se comunicar,  durante os anos em que atuaram juntos no departamento de física teórica de Cambridge, no Reino Unido, os dois cosmólogos trabalharam em uma nova teoria que buscava explicar o surgimento da vida, e que poderia mudar radicalmente a forma como a ciência concebe o universo.

Essa teoria, que seria o último trabalho do físico inglês antes de seu falecimento em 2018, foi revelada no livro Sobre a Origem do Tempo, a última teoria de Stephen Hawking, publicado por Hertog em 2023. Além de falar sobre a obra, o belga também contou à emissora francesa como os dois se comunicavam através de expressões faciais, e sobre a dura autocrítica do oxfordiano ao seu famoso trabalho Uma Breve História do Tempo.

Sobre a origem do tempo

O livro Sobre a Origem do Tempo pode ter sido a última contribuição à ciência por Stephen Hawking.O livro Sobre a Origem do Tempo pode ter sido a última contribuição à ciência por Stephen Hawking.Fonte:  Getty Images

Quando Hertog chegou a Cambridge em 1998, uma questão atormentava Hawiking há tempos: como o universo poderia ter criado condições tão perfeitamente hospitaleiras para a vida? “O universo que estamos observando parece ter sido projetado”, disse o físico inglês através de uma máquina que reproduzia sinteticamente sua voz.

Para resolver o mistério, Hawking estudou profundamente a origem do Big Bang, concentrando-se principalmente no que aconteceu nos primeiros momentos após a explosão. Em vez de postular que o universo seguiu um conjunto de regras, a dupla propôs que as leis da física evoluíram junto. Ou seja, se você voltar no tempo, "as próprias leis da física começam a se simplificar e desaparecer", sugere Hertog.

De acordo com essa hipótese, as leis da física e a própria dimensão do tempo iriam, literalmente, para o espaço. Não por acaso o nome do novo livro é uma referência ao livro seminal de Charles Darwin (A Origem das Espécies), que tratou da evolução da própria biologia. No entanto, A Origem do Tempo ainda está sendo visto com reservas pela comunidade científica, pois é impossível distinguir com certeza o autor da obra.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para ler também, Cientistas usaram computador quântico para testar radiação proposta por Stephen Hawking.