Stephen Hawking e o Universo fadado a evaporar

Imagem de: Stephen Hawking e o Universo fadado a evaporar
Imagem: Getty Images/ Bryan Bedder / Stringer

Pesquisadores da Universidade Radboud, Holanda, extrapolaram a previsão de evaporação de buracos negros, proposta pelo físico Stephen Hawking, e preveem que todo o universo pode acabar evaporando. O estudo foi publicado na revista Physical Review Letters.

Os buracos negros são famosos, mas ainda pouco compreendidos. Existem várias teorias sobre seu funcionamento, tempo de vida e um possível desaparecimento por evaporação.

Poderia o universo acabar evaporando?Poderia o universo acabar evaporando?Fonte:  Getty Images

A teoria proposta por Stephen Hawking (1974-2018) diz que buracos negros perdem sua energia, gradualmente, através de um tipo de radiação de corpo escuro, denominada de Radiação de Hawking.

Acredita-se que essa radiação seja produzida devido a efeitos quânticos que ocorrem no horizonte de eventos, gerando energia térmica que aos poucos vai dissipando o buraco negro.

De acordo com a teoria proposta por Hawking, fatalmente os buracos negros também chegam ao fim.De acordo com a teoria proposta por Hawking, fatalmente os buracos negros também chegam ao fim.Fonte: Getty Images

Mas os pesquisadores da Universidade Radboud foram além, e se perguntaram se o mesmo poderia acontecer com outros corpos e objetos no universo, mesmo sem a presença de um horizonte de eventos.

Unindo a teoria de Hawking com a teoria de Einstein sobre a curvatura do espaço-tempo, os pesquisadores analisaram a possibilidade da criação espontânea de pares de elétrons nesses bolsões, um efeito quântico conhecido como Schwinger.

De acordo com a previsão dos pesquisadores, a interação entre as cargas, estimuladas pelos puxões gravitacionais, fariam com que a interação entre as partículas também formasse radiação de hawking, mesmo sem um horizonte de eventos.

A curvatura do espaço-tempo gera bolsões onde partículas podem interagir em determinadas condições específicas.A curvatura do espaço-tempo gera bolsões onde partículas podem interagir em determinadas condições específicas.Fonte: Getty Images

Analisando os dados, os cientistas observaram que a teoria de Hawking poderia ser extrapolada para outros corpos e objetos celestes, pois não haveria necessidade de um horizonte de eventos para gerar a radiação térmica, que influência na durabilidade dos buracos negros.

Também gerada por puxões gravitacionais, essa radiação poderia ser gerada em qualquer objeto no universo, dando um fim evaporável ao cosmo.

Muito ainda precisa ser revisto antes de se poder dizer se a generalização, de fato, é possível.Muito ainda precisa ser revisto antes de se poder dizer se a generalização, de fato, é possível.Fonte: Getty Images

Mas a pesquisa não é uma carta de fatalidade, e sim, uma nova teoria. Além das leis clássicas da física, existem diversos eventos quânticos ocorrendo nesses processos. Devido a isso, a união de teorias não é uma tarefa simples e terminal.

Portanto, os pesquisadores irão continuar seus estudos e esperam ter uma compreensão melhor sobre o funcionamento dessa nova teoria.